Pular para o conteúdo
Brasil

Gripe aviária: cai para 10 o número de casos investigados; nenhum é em granja comercial

O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária
Agência Estado -
(Foto: Ari Dias, AEN)

O Ministério da Agricultura investiga atualmente 10 casos suspeitos de influenza aviária em vários Estados do Brasil. Segundo atualização da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, feita às 19h desta sexta-feira (6), nenhuma das investigações ocorre em granjas comerciais. Os casos em andamento envolvem criações domésticas e aves silvestres.

Entre as suspeitas em criações domésticas estão episódios envolvendo galinhas de subsistência nos municípios de Lábrea (AM), Castanhal (PA), Itaituba (PA), Campinápolis (MT), Novo Cruzeiro (MG) e Alegre (ES).

Já entre os casos em aves silvestres, estão as investigações em Santo Antônio do Monte (MG), com um pombo; Mateus Leme (MG), com um cisne-negro; (MG), com uma coruja-orelhuda, e em Angra dos Reis (RJ), com um albatroz-de-sobrancelha.

O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária: 167 em animais silvestres (163 em aves e 4 em leões-marinhos), 3 em criações de subsistência e 1 em granja comercial, registrado em Montenegro (RS), em maio.

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Até o momento, há apenas um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no . No total, o País já registrou 167 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 163 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Congresso Nacional deveria aumentar as penas’, cobra Pedrossian Neto após morte de Emanuelly 

Conselheiro de Trump acusa Índia de financiar guerra na Ucrânia e defende tarifa de 50%

Cheff Otto desembarca em Mato Grosso do Sul em busca da melhor comida do Brasil

‘Campo Grande inteira chora’, diz Camila Jara sobre morte violenta de Emanuelly

Notícias mais lidas agora

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

VÍDEO: Ao saber que filha havia sido morta, mãe gritou desesperada pelas ruas do bairro: ‘Minha filha!’

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

‘The Economist’ põe na capa Bolsonaro de ‘Viking do Capitólio’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festa tradicional em MS, Pantaneta 2025 é cancelada e ingressos serão devolvidos

Festival aconteceria nos dias 10 e 11 de outubro, em Aquidauana

Polícia

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Câmeras de segurança flagraram ambos perambulando pelas ruas do bairro por volta das 8h30

Polícia

Boca de fumo é fechada no Guanandi com apreensão de 500kg de maconha

Ação levou à prisão de quatro pessoas e à apreensão de drogas, balanças e uma motocicleta, em uma residência no bairro Guanandi

Cotidiano

Morte de Emanuelly choca vizinhança e revela insegurança de moradores 

Crime brutal deixou um vazio imenso nas ruas do Bairro Vila Carvalho, em Campo Grande