Nesta quarta-feira (14) o MJSP (Ministério de Justiça e Segurança) lançou o CNCR (Cadastro Nacional de Celulares com Restrições). A nova medida faz parte do programa Celular Seguro e unifica dados do Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) e da BNBO (Base Nacional de Boletins de Ocorrência). Desse modo, o consumidor pode verificar se o celular tem restrições, como roubo, furto ou extravio, antes de realizar a compra.
Assim, qualquer cidadão pode realizar a consulta, basta ter em mãos o número do Imei do aparelho. O aplicativo está disponível no iOS e Android. O resultado sai em menos de dez minutos.
Dessa forma, o Governo Federal, visa ampliar o apoio a órgãos de segurança pública estaduais e do Distrito Federal, na recuperação de celulares.
Segundo o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, a medida oferece mais segurança ao cidadão. “O cidadão no direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana, como o telefone móvel nos dias de hoje”, afirmou o secretário.
Em nota, a Anatel afirmou que, com a criação do CNCR, o consumidor poderá ter mais segurança ao comprar um novo aparelho.
Como consultar:
- Instalar o aplicativo Celular Seguro ou acessar o link, clicando aqui;
- Selecionar “Celulares com Restrição”;
- Digitar o número do Imei (composto por 15 números — ou usar a própria câmera para ler o código de barras);
- Para consultar o Imei do aparelho, basta digitar *#06# no teclado de chamadas;
- Caso não tenha nenhuma restrição, a mensagem confirmará que o aparelho está liberado para uso.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***