Pular para o conteúdo
Brasil

Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF 

O pedido de afastamento foi feito pela deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil/RJ)
Agência Brasil -

O ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (7) o pedido de afastamento do presidente da Confederação Brasileira de (CBF), Ednaldo Rodrigues.

O pedido de afastamento foi feito pela deputada federal Daniela Carneiro (União /RJ), mais conhecida como Daniela do Waguinho, e Fernando Sarney, vice-presidente da CBF.

Entre as alegações apresentadas pela deputada, foi apontada a falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-vice-presidente da entidade, no acordo homologado pelo STF para encerrar a briga judicial pelo comando da confederação. De acordo com a parlamentar, desde 2023, Nunes enfrenta graves problemas de saúde e não teria condições mentais para assinar o documento espontaneamente.

Para Mendes, o pedido de afastamento é incabível juridicamente.

“Não há que se falar em reconsideração da decisão cautelar, uma vez que ela já esgotou os efeitos e não mais vigora, dada a insubsistência dos requisitos fáticos e jurídicos que outrora legitimaram o seu provimento”, justificou o ministro.

Apesar de manter Ednaldo no cargo, Gilmar Mendes determinou que a Justiça do investigue a suposta assinatura falsa que teria baseado o acordo homologado.

“Os documentos juntados pelos ora peticionantes trazem notícias e graves suspeitas de vícios de consentimento capazes de macular o negócio jurídico entabulado”, decidiu.

Acordo

Em fevereiro deste ano, Gilmar Mendes, relator do caso, homologou um acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) para encerrar a disputa judicial contra a eleição de Ednaldo Rodrigues para presidência da entidade máxima do futebol brasileiro.

Em dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu retirar Ednaldo Rodrigues do cargo. Na ocasião, a 21ª Câmara de Direito Privado extinguiu a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público (MP) contra eleições que teriam sido realizadas irregularmente pela CBF em 2017.

Diante do processo, a entidade máxima do futebol brasileiro aceitou assinar em 2022 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que, entre outras coisas, estabeleceu a realização de uma nova eleição, da qual Ednaldo Rodrigues saiu vencedor.

A decisão de retirar Ednaldo Rodrigues da CBF foi tomada atendendo a um pedido de ex-vice-presidentes da entidade que perderam seus cargos no âmbito do TAC de 2022.

Para o TJ-RJ, o TAC assinado entre o MP e a CBF foi ilegal.

Após a decisão do tribunal, Gilmar Mendes concedeu a liminar para manter Ednaldo Rodrigues no cargo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Historiadores lançam livros que documentam o coronelismo e disputa por terras em Mato Grosso do Sul

Bebê com problema respiratório e sequelas de entubação espera cirurgia há dois meses

Lesão indica que ‘Jorginho’ estava vivo no momento em que foi atacado por onça no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Morto em confronto com a PM acumulava quase 30 passagens pela polícia

Últimas Notícias

Trânsito

Avô e neto ficam feridos ao caírem de moto em buraco no Bairro Oliveira

Ambos foram levados para atendimento pelo Samu

Sem Categoria

PRF apreende cocaína escondida nos tênis em Terenos

Todos de nacionalidade boliviana, disseram terem pego a droga em Corumbá

Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Essa foi a sexta alta seguida da Selic

Le Blog Maria Antonia

Enquanto o Met Gala brilha, o Pet Gala encanta com estilo animal em NY

A primeira segunda-feira de maio pode até pertencer à maior noite da moda, mas a poucos quilômetros do Met Gala, alguns dos amigos mais peludos de Nova York também estavam desfilando seus próprios looks. Apresentamos o Pet Gala — um evento anual de adoção organizado pelo NYU Faculty Housing Happenings. Enquanto a elite da moda … Continued