O governo de Montenegro, município de Rio Grande do Sul, monitora um funcionário de uma granja localizada em Bom Jardim do Caí que apresentou foco de gripe aviária. A informação foi confirmada na última segunda-feira (19) por Vlademir Gonzaga, secretário municipal de Desenvolvimento Rural.
São três trabalhadores que atuam na granja, que contava com cerca de 17 mil animais, mas apenas um dos funcionários os manipulou diretamente há alguns dias. Ele teria apresentado sintomas da gripe e, por isso, é monitorado.
Cerca de 16 mil das aves morreram e as outras foram sacrificadas e enterradas no último final de semana. A cidade tem 29 propriedades rurais em um raio de três quilômetros ao redor da granja com foco da doença. Todas receberam vistorias conforme protocolos internacionais.
“Ainda não paramos para contabilizar os prejuízos, porém no decorrer dos dias vamos avaliar as perdas. Mesmo que a JBS não compre desta granja que está produzindo, ela não pode exportar por mais 60 dias, porque isso é um protocolo internacional”, afirmou Gonzaga.
Já a secretária de Saúde de Montenegro, Andréia da Costa, afirmou que a infecção está restrita às aves.
“Não temos até o momento nenhum caso associado com a influenza aviária. Sabemos que a transmissão de influenza aviária pode ocorrer em contato direto com os animais contaminados, principalmente se foi realizado sem uso de EPI. Transmissão entre humanos não é comum. Os protocolos epidemiológicos estão sendo seguidos para segurança de todos”, explicou.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!