Pular para o conteúdo
Brasil

Força-tarefa do Corcovado promete aumentar segurança para visitantes

A força-tarefa inclui as diferentes instituições responsáveis pela visitação e estrutura do Alto Corcovado
Agência Brasil -

A Comissão Permanente do Cristo Redentor, formada após a morte de um turista no monumento, se reuniu nesta segunda-feira (31) pela segunda vez, para discutir melhorias nas condições de visitação do mirante no .

A força-tarefa inclui as diferentes instituições responsáveis pela visitação e estrutura do Alto Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque nacional; Arquidiocese do , que administra o santuário que fica no monumento; Trem do Corcovado, concessionária que transporta turistas morro acima; e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Montamos a força-tarefa para dar celeridade a esses itens que são importantes para o bem-estar do consumidor”, disse o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

“Antes, era feito de outra maneira, cada um fazia as coisas do seu próprio entendimento. Agora, não. A gente unificou a comunicação, uma gestão única para levar ao consumidor a certeza de que todos os cuidados estão sendo cumpridos em relação à vida dele”.

A força-tarefa foi montada há 15 dias, depois da morte de um turista por infarto nas escadarias do monumento. A família do gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, denuncia que o posto de atendimento médico estava fechado quando o turista passou mal.

“Evoluímos. Tivemos mudança no horário de funcionamento do parque, de 7h da manhã até 19h, com posto médico de primeiros socorros em pleno funcionamento no mesmo horário. Nós temos agora também uma ambulância fixa no local e pontos de hidratação para o turista”, disse o secretário.

“Também já foi protocolado no Iphan um grande projeto de modernização que será feito pelo ICMBio, com orçamento de R$ 75 milhões. E temos a adequação de alguns eventos por parte da Arquidiocese, para que também tenha a preocupação com o horário de funcionamento”, complementou.

O projeto do ICMBio prevê que até novembro três elevadores novos estejam funcionando, para melhorar a ao monumento. Escadas rolantes também fazem parte do planejamento.

Duas semanas depois da morte do turista, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor diz que as investigações sobre o ocorrido ainda estão em andamento. E que, por essa razão, ainda não enviou formalmente para o ICMBio um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

“O TAC reúne um conjunto de ações e documentos que estão sendo preparados. Temos questões do Ministério Público Federal e Estadual. E, paralelamente a isso, um inquérito pela delegacia do consumidor, que vem ouvindo algumas pessoas para que se chegue a uma conclusão. Esse TAC vai ser elaborado a partir do momento que forem entregues todas as documentações”, disse Gutemberg Fonseca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)