O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que a negociação com os Estados Unidos não é fácil. Mas, o Brasil está aberto a negociar, inclusive sobre terras raras, disse, hoje, Mercadante em entrevista ao programa Brasil do Povo, de José Luiz Datena, na RedeTV.
Mercadante disse ver imprevisibilidade na fala de Trump sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mas “crê” que o presidente dos EUA foi sincero em seus comentários sobre Lula.
O presidente do BNDES avaliou, ainda, que o gesto de Trump e a fala de Lula deixaram claro que “quem decide sobre a vida dos brasileiros são os próprios brasileiros”.
Tarifaço
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem como objetivo proteger as empresas afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, disse ainda Mercadante na entrevista.
O presidente do BNDES explicou que o banco tem uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para as empresas afetadas pelo tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para ele, o Brasil “entrou de gaiato na história” das tarifas. Ele anunciou que nos próximos dias mais R$ 5 bilhões serão disponibilizados em financiamentos para as empresas.
Mercadante também disse que não sabe as razões pelas quais os Estados Unidos estão agindo assim em relação ao Brasil, mas disse entender que uma das causas dessas brigas está nas redes sociais, que “intoxicam as relações sociais e polarizam a sociedade”.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!