Pular para o conteúdo
Brasil

Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados

Ato será realizado, às 9h, na sala de audiências da Primeira Turma
Agência Brasil -
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para quinta-feira (28) o interrogatório dos deputados do PL que se tornaram réus pelos crimes de passiva e organização criminosa, em caso ligado ao desvio de emendas parlamentares.

O interrogatório será realizado às 9h, na sala de audiências da Primeira Turma do STF. Devem comparecer os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE).

Em abril, a Primeira Turma aceitou denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os três deputados por cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município maranhense de São José de Ribamar. Entre as provas, estão mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF).

O caso se originou a partir de denúncia feita pelo prefeito Eudes Ribeiro. Ele contou ter sido ameaçado, em janeiro de 2020, a fazer parte do esquema, além de ser alvo de uma campanha de .

Entenda

O caso é o mais avançado de dezenas de inquéritos, sob diferentes relatorias, que foram abertos no Supremo nos últimos anos a pedido da PGR, todos relacionados a suspeitas de desvios na aplicação sem transparência de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, no que ficou conhecido como “orçamento secreto”.

Desde 2022, o STF tem atuado para disciplinar a liberação de emendas parlamentares, diante do aumento de transferências que não permitiam identificar o congressista que fez a indicação nem o beneficiário final dos recursos.

Desde então, uma série de regras foram determinadas para a liberação dos recursos públicos. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, o ministro Flávio Dino, relator do tema no Supremo, mandou a PF investigar 964 emendas parlamentares, aprovadas entre 2020 e 2024, que não tiveram plano de trabalho cadastrado no sistema oficial do governo.

Defesas

Na ocasião do julgamento sobre o recebimento da denúncia, a defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao STF que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal no Maranhão, como ocorreu. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rapaz é executado com cinco tiros no Jardim Tarumã, em Campo Grande

Após perseguição em anel rodoviário, rapaz com Gol lotado de maconha é preso pela PRF

Indireta? Luan Pereira faz alerta polêmico após briga com Dado Dolabella e Wanessa: ‘Não aprende’

Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Estudante da UFMS flagra assédio no campus de Campo Grande

Campo Grande Musical

Na ‘playlist’ de Campo Grande, tesouros esquecidos celebram e narram a história da cidade

Barroso diz que julgamento de Bolsonaro ‘traz algum grau de tensão’ para o País

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra jovem atacando homem com faca em conveniência no Jardim Los Angeles em Campo Grande

Rapaz se revoltou com mensagens de teor sexual enviada pela vítima à mãe

Polícia

Bebê morre engasgado no bairro José Tavares, em Campo Grande

"Foi muito desesperador. Tentamos ainda reanimar, mas ele já estava roxo. Chamamos os bombeiros, mas já era tarde", disse vizinha

Polícia

Operação da PF investiga esquema de tráfico em três estados a partir de apreensão em MS

Operação Tatu Peba cumpriu mandado de busca no Piauí, Minas Gerais e Pernambuco

Esportes

SAFs em MS: Operário inicia transição e Pantanal anuncia investidor

Outro importante time do Estado, o Comercial também está em processo para procurar investidor e tornar-se Sociedade Anônima de Futebol