Pular para o conteúdo
Brasil

Como fica acesso ao Cristo Redentor após morte de turista e interdição?

O turista gaúcho Jorge Alex Duarte sofreu o enfarte pouco depois das 7 horas de domingo
Agência Estado -
Reprodução/Santuário Cristo Redentor

O Procon-RJ, órgão estadual de defesa do consumidor do Estado do , interditou na manhã de segunda-feira, 17, o acesso ao monumento do Cristo Redentor (o Trem do Corcovado e o serviço de vans). A medida ocorreu um dia após um turista de 54 anos morrer vítima de enfarte na escadaria do complexo.

Ao final do dia, uma reunião entre autoridades e responsáveis pela atração turística terminou com acordo para que o monumento seja reaberto nesta terça-feira, 18, após uma vistoria pelos bombeiros e a adoção de medidas urgentes. Uma ambulância terá de ficar à disposição dos visitantes durante todo o período de visitação do monumento, por exemplo.

O turista gaúcho Jorge Alex Duarte sofreu o enfarte pouco depois das 7 horas de domingo, 16, na escadaria de acesso ao Cristo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência () foi chamado, mas não conseguiu evitar a morte.

Parentes do turista afirmaram que o posto médico estava fechado na hora do episódio. A empresa responsável pelo serviço de atendimento médico nega – diz que o posto havia acabado de abrir e que o problema é que a vítima sofreu um enfarte fulminante, diante do qual não houve socorro possível.

A área do Cristo Redentor é administrada por quatro instituições ou empresas. O monumento em si e a capela próxima são administradas pela , por meio do Santuário Cristo Redentor. O Parque Nacional da Tijuca, área de floresta onde está o monumento, é responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal.

O transporte por vans, que partem de três pontos da cidade e levam até o monumento, cabe à concessionária Paineiras-Corcovado Por fim, o transporte por trem é responsabilidade da concessionária Trem do Corcovado.

O contrato de concessão firmado em 2014 entre o ICMBio e a Trem do Corcovado prevê que a empresa mantenha o posto médico e estipula que ele deve funcionar durante todo o período de visitação ao monumento. Pessoas que acompanhavam a visita ao Cristo do turista que morreu reclamaram da demora no atendimento a ele.

O ICMBio afirmou em nota que vai abrir investigação para apurar o episódio e, se ficar demonstrado descumprimento do contrato, a empresa concessionária será punida. Na nota, o instituto também lamentou a morte do visitante.

O instituto afirmou também ainda não ter sido notificado oficialmente sobre as razões para a interdição do acesso ao monumento e que vai tomar providências assim que houver a notificação.

O Trem do Corcovado afirmou que o posto médico estava funcionando regularmente na hora em que o turista sofreu enfarte e disse que “a equipe do Pronto Socorro local agiu imediatamente, inclusive com uso de desfibrilador, mas, apesar da rapidez da ação, o visitante teve um infarto fulminante, impossibilitando o salvamento, como também constatado pela equipe do Samu”.

Ainda segundo a empresa concessionária, “o Pronto Socorro atende a todas as pessoas que visitam o monumento do Cristo Redentor, inclusive os que chegam em vans, ou pela trilha. A unidade conta com os equipamentos necessários aos primeiros socorros e com profissionais treinados, habilitados e certificados a manusear o desfibrilador. Casos mais graves são levados para o Hospital Adventista Silvestre, que fica a quatro minutos do monumento, dentro do próprio Complexo do Corcovado”.

A concessionária Paineiras-Corcovado, que administra o serviço de vans, também divulgou nota lamentando a morte do turista e afirmando que “equipes de atendimento prestaram os primeiros socorros e acionaram os serviços de emergência”.

O Santuário Cristo Redentor emitiu nota lamentando a morte do turista e denunciando suposta falta de estrutura da área de acesso ao monumento.

Ao fim do dia, uma reunião entre autoridades do governo do Estado e administradores do monumento terminou com a decisão de reabrir o acesso ao Cristo nesta terça-feira. Às 7h vai ocorrer uma vistoria no complexo turístico, com agentes do e representantes das empresas e instituições envolvidas na gerência do Cristo. Após a vistoria, o complexo será reaberto.

Ficou acordado que os dois postos de saúde existentes no complexo – um no próprio monumento e outro no Centro de Visitantes das Paineiras, de onde partem vans para o monumento – vão funcionar durante todo o período de visitação.

Uma ambulância vai permanecer estacionada na subida do trem do Corcovado para dar eventual assistência aos visitantes que usem esse meio de transporte. Foi criada ainda uma comissão que vai fiscalizar e adotar melhorias para o acesso ao Cristo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista perde controle, bate em muro e criança de 10 anos fica ferida em Três Lagoas

Recém-nascido na caixa de frutas - (Fotos: Corpo de Bombeiros)

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas no fundo de casa em MS

Alemanha bateu a Irlanda do Norte • Reprodução/Instagram-dfb_team

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

pabllo vittar

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Últimas Notícias

Trânsito

Batida frontal na BR-463 entre carros acaba com um morto em Ponta Porã 

Motorista que provocou a batida estava embriagado

Polícia

Homem é preso após invadir casa da ex, quebrar móveis e tentar levar filho de 1 ano

Acusado já tem histórico de violência doméstica e vítima já havia retirado medida protetiva anteriormente

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Cirurgias bariátricas crescem no Brasil em meio ao avanço da obesidade

Obesidade & Bariátricas Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica revela que o Brasil realizou 291.731 cirurgias bariátricas entre 2020 e 2024 – 31.351 somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025 (até junho) foram feitas 6.393 bariátricas pela rede pública e 13.954 (até maio) por plano de saúde. As … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Falta em votação de veto gerou troca de farpas

Chefe do Executivo saiu de fininho após perceber gravação