Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro (PL), mandou recado direto, nas redes sociais, para governadores que se apresentam como opções da direita nas eleições de 2026. Isso ocorreu principalmente um dia após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançar a pré-candidatura à Presidência da Repúbica.
Carlos não citou nomes, mas citou como ‘oportunismo e silêncioso’ a forma de pré-candidatos que, segundo o filho de Jair Bolsonaro, estariam mais preocupados com os próprios projetos do que com a situação que enfrenta o pai do vereador. O ex-presidente est em prisão domiciliar e é réu no STF (Supremo Tribunal Federal), sob a suspeita de liderar a trama golpista após as eleições de 2022.
“Enquanto Jair Bolsonaro está preso, doente e sendo lentamente assassinado a cada dia, Clezão está morto, Silveira à beira do colapso, Filipe Martins torturado diariamente, milhares de presos políticos sangrando a alma na cadeia e os tais ‘direitistas’ se calam (…). Estão preocupados apenas com seus projetos pessoais e com o que o mercado manda”, foram as palavras de Carlos Bolsonaro divulgadas no X (o antigo Twitter).
Conforme a reportagem do Estado de Minas, o filho do ex-presidente ainda escreveu: “Isso é desumano, sujo, oportunista e canalha. Não existe outra forma de qualificar tais atitudes. Fingem que vão resolver algo, falam em indulto para os perseguidos da falsa ‘trama golpista’, mas depois se escondem atrás da ‘prudência e sofisticação técnica’, lavam as mãos e seguem seus governos como se nada tivesse acontecido”.
O vereador pelo Rio de Janeiro também afirmou que os governadores que tentam ocupar o espaço deixado por Bolsonaro, que está inelegível seguindo a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030, agem covardemente. “Limitam-se a gritar ‘fora PT’, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa”, disse.
A matéria do Estado de Minas traz a informação que somente Zema e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás atualmente, foram os nomes oficiais como pré-candidatos à presidência da República.
Neste sábado (16), o partido Novo lançou, nesse sábado (16/8), a pré-candidatura de Zema, em São Paulo, durante o 9º Encontro Nacional da Legenda. Ele ressaltou que tem objetivo de livrar o Brasil do “Lulismo, dos parasitas e das facções criminosas’.