Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara do Rio aprova proposta para armar Guarda Municipal

A proposta teve 43 votos favoráveis e sete contrários
Agência Brasil -
Reprodução/ X

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou nessa terça-feira (1º), em primeira discussão, a proposta do Eduardo Paes (PSD) que autoriza a Guarda Municipal a utilizar arma de fogo. A medida dá poderes também à corporação de realizar ações de segurança pública, policiamento ostensivo, preventivo e comunitário.

De acordo com a proposta, os agentes deverão passar por treinamento específico, além de poder, utilizar armas de menor potencial ofensivo. Com todos os 51 parlamentares da Casa presentes, a proposta teve 43 votos favoráveis e sete contrários. A vereadora Rosa Fernandes (PSD), mesmo presente à sessão, não quis votar.

O Parlamento agora respeitará um intervalo de pelo menos dez dias, como estabelece o Regimento Interno da Casa, antes de votar o projeto em segunda discussão, o último passo antes de ir à sanção ou veto do Poder Executivo.

“Diante da realidade da nossa cidade, pela primeira vez as ideologias foram deixadas de lado para se pensar na qualidade de vida do cidadão. Uma guarda armada é fundamental para garantir a segurança dos cariocas. Desde 2018 estamos tentando aprovar essa proposta. Por isso, esta Casa está dando importante passo para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Dr. Gilberto (SD), autor do substitutivo aprovado.

Para o vereador Pedro Duarte (Novo), a Câmara do Rio precisava discutir de vez a guarda armada na cidade. “Tenho a convicção de que precisamos fazer como , e Curitiba, garantindo uma Guarda Municipal devidamente armada, treinada e qualificada, para que possa prestar um serviço de qualidade aos nossos cidadãos”, disse.

Contrária ao projeto, a vereadora Thais Ferreira () lamentou que a política de segurança pública obedeça à lógica do enfrentamento.

“Eu já fui ambulante e cheguei a ser agredida por agentes do Estado. Os dados mostram que as políticas armamentistas não elevam a segurança, pelo contrário, colocam os cidadãos em risco”. Para ela, “uma cidade que se quer antirracista e não truculenta não pode colocar mais armas nas ruas”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Empresária que teve comércio atingido por motorista embriagada pede ajuda no Jardim Centro-Oeste

Preta Gil é novamente hospitalizada às vésperas de tratamento no exterior; entenda

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Cantor Maurício Nascimento lança primeiro EP de músicas autorais em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

Autora dos três assassinatos ocorridos com requintes de crueldade na madrugada desta segunda

Trânsito

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

A colisão ocorreu na noite da última segunda-feira (31)

Economia

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Movimento de redução de posições em divisas latino-americanas apesar do dia positivo para commodities

Política

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Vitória de Daniel Jr. interrompe mandato de Jeovani Vieira, vereador de Juti, que presidiu a União das Câmaras de Vereadores por 12 anos