Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova urgência de projeto contra adultização de crianças, com rejeição da oposição

Texto deve ser votado em plenário na próxima quarta-feira (20)
Agência Estado -
Foto: Wilton Junior/Estadão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 19, a aceleração da tramitação do principal projeto de lei na Câmara dos Deputados sobre o tema da adultização. Apenas com a resistência da oposição, o texto passou em votação simbólica e deverá ser novamente votado em plenário nesta quarta-feira, 20.

O PL 2628, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE),prevê mecanismos para combater conteúdos de exploração sexual infantojuvenil em ambiente digital. E cria regulações para o uso de redes e jogos online para crianças e adolescentes

Essa proposta tem o patrocínio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que definiu a proposta como “Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) virtual”.

Motta anunciou que apoiaria essa proposição após reunião com representantes da sociedade civil. Presentes nesse encontro dizem que o presidente da Câmara ficou especialmente sensibilizado ao conversar com a juíza da Vara da Infância do , Vanessa Cavalieri. Ela expôs a Motta alguns casos que tem de lidar ao tratar de crimes contra crianças e adolescentes.

Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, é crítico desse texto. O principal ponto de divergência dele é em relação a como plataformas lidariam com denúncias. No texto que veio do Senado, as empresas têm como dever proceder à retirada de conteúdo que viola direitos de crianças e adolescentes “assim que forem comunicados do caráter ofensivo da publicação, independentemente de ordem judicial”.

Outros oposicionistas mencionam que o texto indica a criação de uma autoridade nacional, gerida pelo Poder Executivo, que seria responsável por fiscalizar e aplicar sanções a violadores dos direitos das crianças e adolescentes nas redes.

“Parece bom, mas não é, quem vai julgar e como? Quais serão os critérios? Quem vai participar? Isso é uma tentativa de regular as redes sociais ‘pela porta dos fundos'”, afirma Giovani Cherini (PL-RS).

Em entrevista ao Estadão, o relator do projeto na Câmara, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), diz que é aberto a sugestões de alterações no texto, qualquer que seja o partido.

Ao menos por ora, também contou ele, há um vazio de propostas da direita. “Até agora não recebemos nenhuma sugestão de alteração de algum artigo do texto”, disse.

Alencar publicou um novo texto do projeto na semana passada e fez acenos para conquistar o apoio da oposição. No principal deles, ele retirou a expressão “dever de cuidado” das plataformas, vista por oposicionistas como uma forma de estimular a censura nas redes sociais.

Governistas defendem que o texto votado fosse o mesmo aprovado pelo Senado Federal. Caso o projeto de lei votado na Câmara tenha passado por alterações, a proposição volta ao Senado para decidir sobre a versão final, ao invés de ir diretamente à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Senado, até a oposicionista Damares Alves (Republicanos-DF) apoiou a proposta. O governo apoia o projeto nas duas Casas.

“O projeto é importante porque toma uma responsabilidade entre família, Estado e sociedade nesse âmbito das redes sociais”, diz Maria do Rosário (RS), uma das principais articuladoras do PT para a aprovação de propostas em defesa de crianças e adolescentes na Câmara.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Superfederação’ União Progressista oficializa Tereza Cristina como presidente em MS

‘Arlequina’ e ‘Angeliquinha’ fogem de penitenciária feminina em Cuiabá

Rapaz morto em confronto com a PM no Jardim Auxiliadora já tinha assassinado desafeto em 2013

Trump diz que nenhuma tropa dos EUA vai ser enviada para proteger Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Justiça marca audiência para ouvir despachante foragido e ex-servidor do Detran-MS por fraudes

‘Superfederação’ União Progressista oficializa Tereza Cristina como presidente em MS

Cancelamento de concurso do TRT-24 revolta candidatos aprovados em MS

tempo

MS deve ter chuvas irregulares e temperatura acima da média história no próximo semestre

Últimas Notícias

Polícia

Corpo de morador encontrado morto em chácara por vizinha não tinha sinais de violência

Populares informaram que João teria perdido recentemente a mãe e também a esposa

Polícia

VÍDEO: Cães que dividiam o mesmo quintal matam e comem cachorro em Campo Grande

Em um vídeo enviado ao Midimax é possível ver o momento em que dois cachorros disputam pedaços do corpo de um terceiro animal

MidiaMAIS

Em celebração ao Dia do Escritor, livros serão distribuídos na Praça Ary Coelho

Ação distribuirá dois mil exemplares de livros, de variados gêneros e temas

Cotidiano

Ministra da Cultura anuncia a construção três novos ‘CEU das Artes’ em MS 

Anúncio foi feito durante a inauguração do CEU de Campo Grande, na tarde desta terça-feira (19)