Pular para o conteúdo
Brasil

‘Café fake’: Anvisa determina recolhimento de produtos de três marcas

Durante inspeção nos produtos, foram constatadas impurezas e a presença de matérias impróprias para o corpo humano
Agência Estado -
Marcas de pó para o preparo de bebida sabor café recolhidas pela Anvisa. (Reprodução/Internet)

A (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de produtos de três marcas diferentes de pó para o preparo de bebida sabor café. Conforme a agência, está proibido comercializar, distribuir, fabricar ou fazer propaganda e uso desses produtos. Procuradas, as empresas não se posicionaram. O espaço permanece aberto para manifestação.

“Esses produtos devem ser recolhidos pelas empresas e não devem ser consumidos”, alerta a Anvisa, por meio de comunicado divulgado nesta segunda-feira (2).

A proibição atinge as seguintes marcas e empresas:

  • Pó para o preparo de bebida sabor café – Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.
  • Pó para o preparo de bebida sabor café tradicional marca Melissa – D M Alimentos Ltda.
  • Pó para o preparo de bebida sabor café preto marca Pingo Preto – Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.

A medida foi adotada após inspeção realizada pelo Mapa (Ministério da , e Abastecimento), que verificou as condições de produção. Conforme a Anvisa, nas três situações, os motivos da proibição são os mesmos.

Confira a seguir as irregularidades apresentadas:

Após inspeção, constatou-se a presença de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos.

Também foi verificada a presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, quando, na verdade, eram cascas e resíduos de café.

A resolução também cita contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação, no processo de seleção de matérias-primas e na produção e no controle de qualidade do produto final.

Além disso, os rótulos dos produtos também continham imagens e informações que podem confundir o consumidor em relação à natureza do produto, vindo a entender que o produto se trata de café.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senadores tereza nelsinho brics fórum

No Fórum Brics, Tereza Cristina e Nelsinho Trad criticam medidas protecionistas: ‘ameaçam a paz’

Campo Grande recebe primeira prova nacional de laço comprido do cavalo pantaneiro

Após se queixar de dor de cabeça, jovem que teve 60% do corpo queimado morre no interior de MS

Macaco-prego será alvo de estudos em projeto de celulose, em parceria com universidade 

Notícias mais lidas agora

Relatório pago pelo Consórcio Guaicurus esconde ônibus velhos e ‘fecha olhos’ para lucro milionário

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

Grupo criminoso que clonou celular de Riedel é alvo de operação

PGR pede prisão de Carla Zambelli

Últimas Notícias

Brasil

87% das universidades brasileiras tiveram queda de posições em ranking global em 2025

Ao todo, 46 universidades brasileiras caíram no ranking

Transparência

Com aditivo de R$ 131 mil, contrato de asfalto sobe para R$ 2,5 milhões em Batayporã

Empresa responsável pela obra é a Construtora Alvorada LTDA

Brasil

Jovem de 17 anos confessa ter envenenado bolo para matar amiga

Caso segue sendo investigado

Cotidiano

Associação promove mutirão no sábado com consultas e exames gratuitos no Tijuca II

População terá acesso a consultas médicas e exames gratuitos, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral com a saúde