O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros da cota do União Brasil e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quarta-feira (3), para um almoço.
O encontro acontece em um momento de tensão, já que a Federação União Progressista, que inclui o União Brasil e o PP, anunciou seu desembarque do governo. A federação exige que seus membros com cargos na Esplanada deixem as funções, sob risco de expulsão.
Além de Alcolumbre e dos ministros do União Brasil, a ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann, também estará presente.
A medida da federação afeta diretamente o ministro do Turismo, Celso Sabino, filiado ao União Brasil. No entanto, Lula também convidou para o almoço os ministros Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional), que, embora não sejam do União Brasil, foram indicados por Davi Alcolumbre.
Após o anúncio da saída da federação, feito pelos copresidentes Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), Gleisi Hoffmann sinalizou a postura do governo. Segundo ela, todos os indicados por membros do União Brasil em ministérios ou estatais só continuarão nos cargos se declararem apoio ao presidente Lula.
O futuro dos ministros
A decisão da federação também visou o ministro dos Esportes, André Fufuca, que é deputado pelo PP.
Nos bastidores, Celso Sabino busca negociar sua permanência no cargo, tanto com o União Brasil quanto com o Palácio do Planalto, conforme apurado pelo Estadão/Broadcast. O ministro, que é do Pará, deseja continuar no comando da pasta durante a COP30, evento que será realizado em novembro, em Belém.
*Com informações da Agência Estado.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)