Pular para o conteúdo
Brasil

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio

Desde dezembro do ano passado a bandeira tarifária permanecia verde
Agência Estado -
conta de luz
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de () anunciou nesta sexta-feira, 25, a bandeira tarifária amarela para o mês de maio, com custo adicional de R$ 1,885 na tarifa de energia a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O regulador apontou para a redução das chuvas em razão da transição do para o período seco do ano. Além disso, as previsões de precipitação e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

O anúncio veio em linha com a previsão da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que já projetava, no mês passado, a bandeira tarifária amarela em todos os cenários avaliados. O Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) havia mostrado em fevereiro que a piora nas expectativas de chuvas fizeram com que a possibilidade de acionamento da bandeira tarifária fosse projetada em modelos matemáticos dos especialistas que acompanham o tema.

Desde dezembro do ano passado a bandeira tarifária permanecia verde, com as condições favoráveis de geração de energia no país durante o período chuvoso. Contudo, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou. A Aneel avalia que os próximos meses poderá ter uma demanda maior pelo acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.

Mês a mês o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera o custo variável da produção de energia, como a disponibilidade de recursos hídricos, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras. A via bandeira tarifária paga os custos adicionais.

Com a seca histórica no segundo semestre de 2024, a Aneel havia acionado a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro – pela primeira vez em mais de três anos.

Além do risco hidrológico (GSF), outro gatilho para o acionamento da bandeira mais cara no ano passado foi o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Poste vira ‘achados e perdidos’ de placas veiculares após chuva no Tiradentes

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão em Alagoas

Moradores do Jardim Aquarius enfrentam caos para sair de casa: ‘parece porco vivendo na lama’

nova lima alerta

VÍDEO: Com ruas alagadas, moradores do Nova Lima recebem alerta sobre chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Com presença de réu, primeira audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte acontece em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Em comitiva com Lula, Dagoberto se despede do Papa: “momento de fé e respeito entre as nações”

Presente na Itália para o enterro do Papa Francisco, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) disse que foi “uma despedida histórica, um momento de fé e respeito entre as nações”. O parlamentar e a senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), integram a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no … Continued

Le Blog Maria Antonia

Tapete vermelho agita Nova York no Time 100 Gala 2025

Nesta quinta-feira(24), alguns famosos marcaram presença no Time 100 Gala 2025 , evento que homenageia as pessoas mais influentes do ano segundo a revista TIME.

Cotidiano

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Informação foi compartilhada pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, parlamentar Papy (PSDB)

Mundo

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano

Funeral acontecerá no sábado, 26