Em meio ao julgamento da trama golpista, que pode condenar Jair Bolsonaro e sete aliados, parlamentares articulam projeto de anistia aos condenados pelos atos do dia 8 de janeiro. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, trabalha por um perdão restrito aos crimes menores, mas a oposição quer um texto que englobe Jair Bolsonaro.
Davi Alcolumbre, afirmou à Folha de São Paulo que o texto deve reduzir penas de condenados, mas sem incluir a cúpula da trama golpista. Esse projeto teria a simpatia de parte dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
No entanto, líderes de partidos do centrão e da oposição alegam ter votos suficientes para aprovar uma anistia ampla, que poderia alcançar, inclusive, Jair Bolsonaro. O cálculo é que este projeto teria cerca de 300 votos na Câmara.
A pressão mais intensa parte de PP, União Brasil e Republicanos, conforme a Folha de São Paulo. A medida manteria Bolsonaro inelegível, abrindo caminho para a candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
No STF (Supremo Tribunal Federal) e no governo Lula, a avaliação seria de que a movimentação fortaleceu a anistia. Para ministros e aliados de Lula, Tarcísio tenta consolidar seu nome junto ao centrão e responder às críticas da base bolsonarista.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)