Pular para o conteúdo
Brasil

43 pinguins morrem no litoral norte de São Paulo em 3 dias

Apenas quatro foram encontrados vivos e estão em reabilitação
Agência Estado -
Imagem Ilustrativa (Foto: Pexels)

Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de . Infelizmente, muitos são encontrados já mortos e, este ano, o número pode assustar: somente nos dois primeiros dias de julho e na manhã de quarta-feira, 2, já foram encontrados 43 animais da espécie mortos nas praias paulistas. Apenas outros quatro foram encontrados vivos e estão em reabilitação.

A espécie, que é originária da Patagônia, no extremo sul do continente americano, passa pelo litoral paulista durante a rota migratória anual de inverno, quando buscam alimento e águas um pouco mais quentes.

Em 2024, até 10 de julho, haviam sido feitos 43 resgates de pinguins juvenis (são os mais suscetíveis a se perderem do bando) no litoral norte paulista. Desses, 19 estavam mortos e 24 foram resgatados vivos e enviados para recuperação.

Apesar do número alto de em 2025, especialistas não enxergam, até o momento, fatores que podem estar ligados ao aumento do índice de mortalidade dos pinguins. Os números podem variar de acordo com o ano.

Época de atenção

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, apesar da ocorrência dos pinguins no litoral da Região Sudeste do País ser um fenômeno natural, ele requer atenção especializada. “A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna “, afirma.

“O trabalho das equipes em campo permite identificar rapidamente os casos e direcionar o atendimento adequado. Além disso, o apoio da população ao acionar os canais corretos é crucial para o sucesso das ações de manejo”, afirma Carla Beatriz Barbosa, uma das coordenadoras do PMP-BS pelo Instituto Argonauta.

Ajuda

A equipe de de pinguins no litoral norte pode ser acionada por qualquer pessoa que encontre um indivíduo da espécie, pelo telefone 0800-642-3341.

A recomendação é não tocar nos animais, nem mesmo para devolvê-los para a água, ou sequer oferecer qualquer tipo de alimento até a chegada dos especialistas. “Tais ações podem causar ainda mais estresse ou agravar o estado de saúde do animal.”

Os 47 pinguins já encontrados neste ano, todos eles juvenis, foram encontrados encalhados nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

“Quatro estavam vivos e foram encaminhados para atendimento veterinário e reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD)”, informou o Instituto Argonauta.

“Os 43 animais encontrados mortos foram recolhidos e enviados para avaliação com o objetivo de investigar a causa do óbito.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Moradores de MS são presos com mais de 110 tabletes de maconha

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente