Pular para o conteúdo
Brasil

Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta

Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Agência Brasil -
Foto: Divulgação/NASA

A noite desta sexta-feira (13) promete entregar um magnífico espetáculo em todo o hemisfério Sul, com a última grande de meteoros visível do ano: as Geminídeas, que deve atingir o pico na noite de hoje e madrugada de sábado (14).

No , as regiões mais ao Norte oferecerão melhor visibilidade para observar a chuva de meteoros, especialmente durante as primeiras horas da madrugada.

O fenômeno ocorre anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e deve seu nome à constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante: o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar.

Em condições ideais, será possível observar até 150 meteoros por hora no pico. Contudo, a proximidade da Lua cheia diminuirá a visibilidade dos meteoros. Mesmo com a interferência da luminosidade lunar, será possível visualizar os meteoros mais brilhantes, especialmente nas primeiras horas da madrugada.

Para tanto, é preciso direcionar o olhar para longe da Lua. Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos.

Segundo o Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que se associam a cometas, as Geminídeas têm como objeto parental o asteroide 3200 Phaethon.

Quando este corpo celeste se aproxima do Sol, ele libera partículas que, ao longo dos anos, penetram a atmosfera da Terra, criando os rastros luminosos que vemos no céu. De acordo com o Observatório Nacional, a atividade dessa chuva tem aumentado ano após ano, com a expectativa de atingir o auge por volta de 2050.

Para observar a chuva de meteoros, os astrônomos recomendam ir para locais com pouca luminosa e direcionar o olhar para longe da Lua.

“Mesmo com o impacto da luminosidade lunar, é possível que meteoros mais brilhantes e bólidos sejam visíveis, especialmente nas primeiras horas da madrugada. É importante esperar até que os olhos se adaptem à escuridão — cerca de 20 minutos são suficientes. Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos. O ideal é deitar em uma cadeira de praia e sentir-se confortável para esperar que os meteoros apareçam”, informou o observatório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de maio nesta quinta-feira

VÍDEO: PM é acionada para tentativa de ocupação em fazenda em MS

Ex-apresentador da Globo, Jonas Almeida revela luta contra câncer: ‘Pesado’

Depois de filme sobre Caminho de Peabiru, Dakila pesquisa  apresenta festival de música ‘dimensional’

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

veto

Veto de R$ 8,7 milhões para entidades sociais volta para votação na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Está na lista? Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em maio

Os condutores autuados têm o prazo de 30 dias para apresentar defesa ou informar o infrator

Polícia

Bêbado, jovem é preso após invadir casa de idosos para jantar em MS

Suspeito ainda consumiu garrafa de pinga que encontrou na cozinha

Mundo

Kim Jong-un classifica falha de lançamento de navio de guerra como ‘ato criminoso’

Acidente ocorreu na última quarta-feira (21) na Coreia do Norte

Polícia

Após ser presa, mulher põe a mãos nas partes intimas e tenta esfregar em escrivã

Acusada também quebrou uma porta da delegacia