Missão visita povo guarani no PR e MS após ataques

Missão composta por representantes de entidades e parlamentares ligados aos direitos humanos irá visitar terras dos povos Avá-Guarani e Guarani e Kaiowá

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem mostra rezadores dos povos Guarani e Kaiowá
Imagem mostra rezadores dos povos Guarani e Kaiowá

Uma missão composta por representantes de entidades e parlamentares ligados aos direitos humanos irá visitar terras dos povos Avá-Guarani e Guarani e Kaiowá, entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13), no oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Os territórios têm sido alvos de ataques nos últimos dois meses, segundo as organizações da sociedade civil.

Conforme a Agência Estado, o objetivo é prestar apoio aos povos, ouvir demandas das comunidades em tentativa de combater o aumento da violência, como ameaças, agressão e incêndios criminosos. Em agosto, fazendeiros atacaram com armas de fogo indígenas avá guarani que vivem na Tekoa Yhovy, no município de Guaíra (PR). Seis pessoas foram internadas.

A missão foi organizada pelo Coletivo de Solidariedade e Compromisso com os Povos Guarani, grupo formado por organizações indigenistas, de direitos humanos e movimentos sociais, entre elas, a Comissão Arns, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o MST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra), Aty Guasu (a Grande Assembleia Guarani e Kaiowá), Campanha Contra a Violência no Campo, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e a Rais (Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental). O grupo terá escolta da Polícia Rodoviária Federal.

Representantes dos ministérios dos Povos Indígenas e dos Direitos Humanos, da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e da DPU (Defensoria Pública da União) também estarão presentes.

Assim, as visitas ocorrerão nos municípios de Terra Roxa e Guaíra, no oeste do Paraná; e em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

(Com informações da agência estado)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Homem é morto a tiros em aeroporto