Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições
Aplicada por meio de uma prova única, a olimpíada é dividida em quatro níveis
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abre inscrições para sua 27ª edição. A participação é gratuita e voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país. As escolas não cadastradas interessadas em participar ou com a inscrição inativa precisam criar uma conta no site. O prazo final é até o dia 1º de maio de 2024.
Aplicada por meio de uma prova única, a olimpíada é dividida em quatro níveis. O nível 1 é aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2, é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4, é destinada ao ensino médio. O exame presencial acontece no dia 17 de maio. A prova tem dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Além disso, os melhores classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Preparação
Os estudantes podem se preparar estudando provas anteriores. No site oficial da OBA há questões e gabaritos de todas as edições. Além disso, o embaixador da olimpíada, professor Ivys Urquiza, vai oferecer uma playlist especial no canal Física Total, no Youtube, com resolução de diversos exames da OBA.
Segundo o professor João Canalle, presidente e coordenador do concurso, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a edição de 2023 contou com a participação de quase 1,4 milhão de estudantes, com a distribuição de 50.619 medalhas para os quatro níveis.
“Por meio das atividades e provas, conseguimos atualizar professores e ensinar alunos de forma lúdica e participativa”, afirmou Canalle.
Para ele, o evento tem como missão tornar o aprendizado estimulante e gratificante, mostrando que o ensino começa na escola e ultrapassa as barreiras das salas de aula. “Sempre ouvimos histórias incríveis de alunos e professores falando sobre como a participação na OBA motivou os jovens nos estudos”.
O astrônomo lembra ainda que as olimpíadas científicas abrem portas para o ensino universitário. Por exemplo, há instituições de ensino superior que estão disponibilizando vagas e bolsas para medalhistas olímpicos, como o Centro Universitário Facens, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) entre outras instituições de ensino.
Organizadores
A Olimpíada de Astronomia é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), deputados federais Tabata Amaral, Janones, Vitor Lippi, senador Marcos Pontes, UERJ, e é patrocinada pela Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário Facens e BTG Pacutal.
Evento ainda como embaixadores os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica.
Notícias mais lidas agora
- Dia de Finados: veja o funcionamento dos cemitérios e do transporte público na capital
- Dupla envolvida em execução de abusador da Homex é condenada a 35 anos de prisão
- Salário dos servidores estaduais estará disponível para saque no sábado, feriado de Dia de Finados
- Homem é espancado com pedradas ao furtar a mãe para comprar drogas em Campo Grande
Últimas Notícias
Países do G20 defendem ações de aproximação entre escola e comunidade
A reunião ocorreu nesta terça-feira (29), em Fortaleza
CNJ determina retorno de audiências de custódia em MS para todos tipos de prisão
Apenas presos em flagrante passavam por audiências de custódia
Mapa rebate empresas europeias e diz que país tem legislação rigorosa
O ministério afirmou ainda que as novas normas dificultam o acesso ao mercado europeu
Comissão discute Corredor Gastronômico da 14 de Julho na próxima sexta
Para discutir o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural da Rua 14 de Julho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.