Pular para o conteúdo
Brasil

Medida Provisória mantém isenção a medicamentos importados

Nova MP substitui um texto anterior, de junho, que perdeu a validade justamente nesta sexta-feira
Agência Estado -
Agência Brasil

A isenção do imposto de importação para medicamentos foi estendida pelo em medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (25). A redução a zero da alíquota do tributo é válida para a aquisição de medicamentos por pessoa física até o limite de US$ 10 mil ou equivalente em outra moeda.

“A edição da MP é justificada como medida fundamental para garantir o direito social à saúde, tendo em vista que a incidência do Imposto de Importação poderia dificultar a aquisição de medicamentos considerados essenciais à sobrevivência, além de contribuir para um ambiente mais justo e transparente”, informou a assessoria da Presidência da República, em nota.

De acordo com a MP, as empresas que realizam remessas internacionais por meio do Regime de Tributação Simplificada (RTS) passam a ter a obrigação de prestar informações detalhadas sobre as mercadorias antes mesmo da chegada dos insumos ao país, além de recolher os tributos devidos e atender a outros requisitos estabelecidos pela .

“A adoção dessas medidas agiliza o processo de importação, uma vez que as informações e os pagamentos serão realizados de forma antecipada, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos”, explica a nota.

A nova MP substitui um texto anterior, de junho, que perdeu a validade justamente nesta sexta-feira. Até então, as alíquotas tributárias aplicadas variavam de 20% a 60% sobre o preço dos medicamentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente encontrado entre aldeias e condomínios de luxo estava desaparecido há 15 dias

Campo Grande amanhece com tempo fresco, mas calor deve ultrapassar 30°C nesta terça-feira

‘Fim da Fraude’: Estelionatário é preso em MS após aplicar golpe em empresário de São Paulo

Ministro Luís Roberto Barroso não deve se aposentar neste ano ou no ano que vem

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

1935 – Vespasiano eleito senador 

Últimas Notícias

Política

Você acha importante ter bebedouros nos parques? Câmara de Campo Grande vota PL nesta terça-feira

A proposta obriga a instalação de bebedouros em praças e parques da Capital

Política

Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado no STF nesta terça-feira

Grupo é acusado de promover golpe de Estado

Polícia

Durante trilha, idosa cai de ponte e morre após bater em pedras de rio em Cassilândia

Idosa chegou a ser socorrida, mas não resistiu

Cotidiano

De motorista a soldador, Funsat tem 1,6 mil vagas nesta terça-feira

Oportunidades são ofertadas por 165 empresas de Campo Grande