Pular para o conteúdo
Brasil

Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama

Profissionais refutam vídeos que questionam segurança do procedimento
Agência Brasil -
Exames de mamografia
Exames de mamografia (José Cruz/Agência Brasil)

Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia da no rastreamento do câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) divulgou nota nesta quinta-feira (31) em que reafirma a segurança e a eficácia do exame na prevenção da doença.

Os vídeos que circulam na internet chegam a associar a mamografia ao surgimento de câncer não apenas de mama, mas em outras partes do corpo e também como causa de inflamação e de transtornos de saúde. Na nota, o CBR orienta pacientes e familiares com dúvidas sobre o assunto a buscarem informação adequada junto a fontes confiáveis.

“O CBR reitera que a realização de exames de mamografia é fundamental para a detecção precoce de alterações mamárias, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e reduzindo a necessidade de intervenções invasivas”, destaca o comunicado, ao citar que o acesso ao exame pode salvar vidas e evitar tratamento onerosos em estágios avançados de câncer.

A entidade classifica a mamografia como um exame seguro e eficaz, que deve ser realizado segundo protocolos definidos pelas maiores entidades médicas do mundo e sob a supervisão de profissionais da saúde, sobretudo especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem.

Prevenção

De acordo com o CBR, a mamografia figura atualmente como um dos exames mais eficazes para detecção do câncer de mama em fase inicial – o exame é capaz de identificar lesões suspeitas antes mesmo que elas se tornem palpáveis. Quando o tumor é identificado precocemente, a chance de pode chegar a 98% dos casos.

A entidade destaca, entretanto, que a mamografia pode não detectar nódulos pequenos, principalmente em mamas classificadas como densas (com maior quantidade de tecido glandular). “Nestas situações, pode ser necessário realizar um segundo exame, como ultrassom ou ressonância magnética”.

Na nota, o colégio lembra que o êxito do rastreamento da mama na detecção precoce do câncer foi confirmado por meio de grandes estudos populacionais realizados há mais de quatro décadas e que foi observada queda de até 30% na mortalidade de pacientes. A recomendação é que a mamografia seja realizada anualmente em todas as mulheres com mais de 40 anos.

“O CBR reitera seu compromisso com a defesa da saúde da população, em especial da população feminina, e com o combate à desinformação e às que tanto mal causam à prevenção e ao tratamento de doenças.”

Fila de espera

Nesta quinta-feira, o CBR divulgou dados que revelam uma fila de espera de cerca de 77 mil brasileiras e um tempo de espera que pode ultrapassar 80 dias no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de mamografias. A entidade alerta que a fila pode ser ainda mais longa do que o indicado oficialmente em razão de subnotificações.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sobe para 16 o número de mortos no descarrilamento do Elevador da Glória

Neno Razuk critica demora do PT na entrega dos cargos ao Governo de MS após saída da base

Acusada de atacar mulher com golpes de tesoura por ciúmes é presa em Três Lagoas 

Bancada do PT se abstém em votação do projeto da MSGás, mas texto é aprovado pela maioria na Alems

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Familiares de Natália, vítima de acidente em Corumbá, fazem vaquinha para tratamento de namorado

Últimas Notícias

Política

Deputados solicitam análise para mudar regimento interno da Alems

Parlamentares do PL fizeram solicitação para atualização do regimento da Casa de Leis

Transparência

Inpasa aciona justiça contra Sidrolândia após dívida de ISSQN superar R$ 25 milhões

A prefeitura defende a impossibilidade jurídica de conceder a isenção e aponta supostas irregularidades na conduta da companhia

Cotidiano

Sindicato apresenta ‘raio-x’ do mercado imobiliário de Campo Grande

Segundo Censo Imobiliário do 2º trimestre de 2025, o cenário é de otimismo com a intenção de compra de imóveis

MidiaMAIS

Projeto promove oficinas de cerâmica tradicional Terena para resgatar saber ancestral em MS

Oficinas de cerâmica tradicional são voltadas a mulheres indígenas que vivem nas aldeias urbanas de Campo Grande