Lula e diretor-geral da OMS discutem produção de vacina contra a dengue
Diretor-geral da OMS foi recebido pelo presidente no Planalto
Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, conversaram na segunda-feira (5), em reunião no Palácio do Planalto. No encontro, foram discutidas parcerias para a eliminação de doenças e produção de vacinas brasileiras contra a dengue.
A presidência brasileira do G20, que criou um grupo de trabalho de saúde, também foi pauta do encontro. Também participaram da reunião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o diretor da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Jarbas Barbosa.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, que não deu detalhes sobre iniciativas em curso, Adhanom afirmou que o Brasil pode ser um fornecedor do imunizante contra a dengue, por meio do Instituto Butantan e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Atualmente, a única vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), incorporada no ano passado, é a Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda.
O diretor da OMS afirmou, também, que a Organização pretende dar todo o apoio possível ao Brasil na eliminação de doenças como a tuberculose, a hanseníase, a doença de Chagas e doenças transmitidas de mãe para filho, como o HIV. São exemplos das chamadas doenças determinadas socialmente.
Na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o diretor-geral da OMS participará, com a ministra Nísia Trindade, do lançamento de um programa nacional de combate a essas doenças.
G20
O diretor-geral da OMS e o presidente Lula ainda conversaram sobre a presidência do G20, que conta com um grupo de trabalho de saúde. Também foi pauta no encontro a conclusão dos trabalhos do Órgão de Negociação Intergovernamental na elaboração e negociação de instrumento internacional, para prevenção, preparo e resposta a pandemias. Neste órgão, o Brasil atua como representante das Américas no grupo responsável pela coordenação dos trabalhos.
O presidente Lula também destacou que considera necessário haver uma melhor política tributária, que possa ampliar o financiamento do setor.
Com informações da Agência Brasil
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Preso após bater carro durante fuga no Otávio Pécora estava com munições, drogas e dinheiro
Durante a perseguição, o autor colidiu com o carro contra o guard rail
Sexta-feira terá tempo instável e termômetros marcam até 37°C, aponta Centec
Previsão para o fim de semana é que tempo permaneça firme a partir de sábado, mas há risco de tempestades pontuais em algumas regiões
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez com Thiago Luciano: “Você chegou”
Papais de primeira viagem, Lucy Ramos e Thiago Luciano estão juntos há 18 anos; os pombinhos se conheceram nos bastidores da TV Globo
Homem é linchado por moradores depois de atropelar ciclista e tentar fugir
Motorista estava embriagado e sofreu lesões por espancamento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.