Juiz federal perde carro blindado e segurança pessoal após divulgar fotos em lugares públicos

Decisão de retirar os benefícios de Marcelo Bretas é do vice-presidente do STJ

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Marcelo Bretas perde os benefícios (Foto: Reprodução/Facebook)

O juiz federal Marcelo Bretas, conhecido por sua atuação na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, perdeu os benefícios que tinha, como carro blindado e segurança pessoal, após ordem de Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor da Justiça Federal.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (16) e se deve a Bretas ter divulgado constantemente em suas redes sociais fotos sobre sua vida social, como passeio de lancha, idas ao estádio Maracanã, a academias e palestras. Salomão concordou com um parecer da Polícia Federal que considerou os benefícios desnecessários.

Bretas foi afastado de suas funções pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em fevereiro de 2023. O Conselho abriu um Processo Disciplinar Administrativo (PAD) com objetivo de investigar possíveis irregularidades do juiz nos processos da Lava Jato no Rio. A decisão do CNJ sobre Bretas ficou para 2025, segundo a revista Veja.

Bretas se pronunciou no X (antigo Twitter) e afirmou que os benefícios foram retirados antes da decisão de Salomão. “Desde 04/11/24, o TRF2 entendeu ser a mesma [segurança pessoal] desnecessária”, postou ontem. “Por fim, observo que o vazamento irresponsável dessa informação, que deveria ser sigilosa, é apenas mais uma tentativa de fustigar um juiz que ousou exercer com independência a sua função”, completou.

Texto: Gustavo Henn

*Com informações do UOL

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados