Pular para o conteúdo
Brasil

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Flávio Dino assume vaga aberta com aposentadoria de Rosa Weber
Agência Brasil -
Flávio Dino (José Cruz, Agência Brasil)

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino foi empossado nesta quinta-feira (22) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Indicado para a cadeira pelo presidente Luiz Inácio da Silva, Dino chega ao Supremo aos 55 anos e poderá permanecer na Corte por 20 anos, até completar 75 anos, idade para aposentadoria compulsória dos membros do Supremo. Ele entra na vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, que deixou o tribunal em outubro do ano passado.

Dino foi empossado durante cerimônia realizada no plenário da Corte e que contou com a presença de cerca de 800 convidados, entre eles, o presidente Lula e os presidentes da Câmara dos Deputados, (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Flavio Dino herdará cerca de 340 processos do gabinete de Rosa Weber. O novo ministro se tornará relator de processos sobre a atuação do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

Em dezembro do ano passado, após ser indicado por Lula, Dino teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 17 votos a 10. Em seguida, ele também foi aprovado pelo plenário da Casa com placar de 47 votos a 31.

Durante a cerimônia, Dino foi ovacionado pelos convidados ao assinar o termo de posse. Único a discursar, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a trajetória do novo ministro antes de chegar ao Supremo e disse que ele é um “homem público que serviu o país nos Três Poderes”.

“A presença maciça neste plenário de pessoas de visões políticas das mais diversas apenas documenta como o ministro Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira. A presença também documenta a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade”, afirmou Barroso. Depois de tomar posse, Dino recebeu os cumprimentos dos convidados.

Após a solenidade, às 19h, está prevista uma missa de ação de graças na Catedral de . O novo ministro dispensou o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse no STF.

Perfil

Dino é formado em direito pela Federal do Maranhão (UFMA). Foi juiz federal, atuou como presidente da Associação dos Juízes Federais do (Ajufe) e chefiou a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2006, entrou para a política e se elegeu deputado federal pelo Maranhão. Entre 2011 e 2014, ocupou o cargo de presidente da Embratur.

Nas eleições de 2014, Dino foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Em 2022, venceu as eleições para o Senado, mas deixou a cadeira de parlamentar para assumir o comando do Ministério da Justiça do terceiro mandato de Lula.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
PREFEITURA ATESTADOS

Prefeito de MS declara guerra a atestados médicos e propõe criação de junta médica

Preso em Campo Grande, Marcinho VP faz aniversário e CV comemora com tiros de fuzil

Campo Grande está entre capitais em alerta para aumento de casos de síndromes respiratórias

VÍDEO: Carreta pega fogo durante transporte de colheitadeiras na BR-163

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

Prefeitura de Caarapó firma convênio com Hospital São Mateus por R$ 6,81 milhões

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dias após sequestro a caminho da escola, adolescente é esfaqueada em Campo Grande

Mãe da adolescente relatou que estava em frente de casa com a filha e outras pessoas, quando ocorreu o esfaqueamento

Esportes

Itaporã recebe etapa do Circuito Estadual de Judô neste final de semana

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2025, no Ginásio Municipal de Esportes

Brasil

SP: Mortes de crianças e adolescentes em ações policiais aumentou em 120%, mostra estudo

Relatório aponta que aumento pode estar relacionado com a flexibilização de câmeras corporais nas fardas dos policiais

Brasil

Município do Pará tem tremor de terra de magnitude 4,3

Este é o segundo tremor que acontece na cidade e o maior desde 1900