A estudante de medicina Alicia Dudy Muller Veiga, que foi denunciada por desviar R$ 927 mil da formatura na USP (Universidade de São Paulo), foi condenada a 5 anos de prisão no regime semiaberto pelo crime de estelionato.

O caso veio a tona em 2023, quando a jovem foi acusada de sumir com o dinheiro da formatura, gastando-o até com aluguel de apartamento. Ela foi denunciada pelo Ministério Público de São Paulo por praticar estelionato 8 vezes, referentes ao número de ocasiões em que ela teria pedido à empresa contratada para organizar a festa para transferir dinheiro da conta bancária da comissão para sua particular.

Na época, ela chegou a dizer que tirava o dinheiro para investir e que teria sido vítima de um golpe, porém, posteriormente, admitiu à polícia que usou os valores em gastos pessoais e em apostas lotéricas.

5 anos de prisão

Além da pena de 5 anos de prisão, que poderá ocorrer no semiaberto, a sentença do juiz Eduardo Balbone Costa, da 7ª Vara Criminal de São Paulo, também determina que a autora pague às vítimas indenização correspondente ao prejuízo que causou.

“A ré se prevaleceu de sua condição de presidente da comissão de formatura para engendrar um plano destinado a se apossar do produto arrecadado ao longo de meses, com a contribuição de dezenas de colegas, a fim de obter lucro para si com a aplicação especulativa daquele capital”, traz trecho da decisão.

A defesa da jovem afirmou que irá recorrer da sentença.