Oito pessoas morreram no Rio Grande do Sul desde o último sábado (27), após fortes chuvas no Estado. As vítimas são de Paverama (dois homens de 69 e 65 anos que estavam em um carro que tentava atravessar uma área alagada);

Pântano Grande: Um homem de 59 anos, vítima de descarga elétrica; Itaara: Uma mulher de 48 anos, ainda não se sabem as circunstâncias; Salvador do Sul: Um homem de 47 anos, vítima de um deslizamento de terra; Segredo: Um homem de 62 anos que estava em um carro que tentava atravessar uma área alagada; Santa Maria: Uma idosa de 85 anos, vítima de um deslizamento de terra.

Há 21 desaparecidos em cinco cidades: Candelária (8), Encantado (6), Roca Sales (4), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1). 104 municípios foram afetados. Também foram registrados 11 feridos, 1.145 desabrigados e 1.431 desalojados.

Defesa Civil orienta população a se prevenir. ”É importante que a população adote medidas preventivas como permanecer em casa, se puder, evitar atravessar áreas alagadas ou inundadas e procurar prestar auxílio a pessoas vulneráveis (idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade).”

O governador Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para pedir que a população evite áreas alagadas.