Pular para o conteúdo
Brasil

Ato de Bolsonaro na Paulista reúne 600 mil, diz SSP; levantamento da USP vê número bem menor

Manifestação bolsonarista deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022
Fábio Oruê -
bolsonaro
Manifestação na Avenida Paulista (Reprodução, X)

A manifestação convocada pelo ex-presidente (PL) para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em , reuniu 600 mil pessoas em uma das vias mais importantes da capital paulista, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O número de presentes ultrapassou o registrado em atos anteriores promovidos pelo ex-mandatário no mesmo local, porém não superou a quantidade de pessoas que foram à avenida durante a campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015.

De acordo com a estimativa da SSP na época, 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista protestando contra a então presidente Dilma Rousseff em março de 2015. Até hoje, esse é considerado o maior protesto registrado na avenida. Por outro lado, a manifestação bolsonarista deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil, respectivamente, foram à Paulista em favor de Bolsonaro, segundo a Secretaria.

Divergências

Ainda segundo dados da SSP, o público total da manifestação deste domingo chegou a 750 mil, considerando não só os presentes na Paulista como também os manifestantes nas ruas adjacentes. As estimativas realizadas pela Secretaria, porém, divergem de levantamentos feitos por outras entidades. O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da de São Paulo (USP), por exemplo, apurou que o público para o pico da manifestação, às 15 horas, foi de 185 mil pessoas.

Considerando os dados do monitor da USP, o ato bolsonaristas reuniu mais pessoas do que a manifestação em celebração a vitória de Luiz Inácio da Silva na eleição de 2022. Em outubro daquele ano, 58,2 mil pessoas se reuniram na Paulista para comemorar a eleição do petista.

Para chegar nesse número, o monitor da USP tirou 43 fotos entre 15h e 17h. Onze fotos foram selecionadas de forma a cobrir a extensão da manifestação na Paulista, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em oito pedaços. Em cada parte, foi aplicada uma implementação do método Point to Point Network (P2PNet)1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem. O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

israel

Ataques aéreos de Israel atingem a capital do Iêmen

Sistema prisional de MS recebe 24 presos transferidos de Santa Catarina

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Produção cresce 18,78% e movimenta 16,9 mil toneladas de hortifrutigranjeiros na Ceasa/MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram portas e janelas para o inseticida entrar: borrifação do fumacê percorre 3 bairros

Serviço será realizado nesta quinta-feira (27) das 16 às 22 horas

Política

‘Inaceitável’: deputado Rinaldo Modesto defende exposição de pedófilos após caso Emanuelly

Menina de seis anos foi estuprada e morta por pedófilo que já cometeu outros abusos

Le Blog Maria Antonia

Beyoncé conquista título de maior artista feminina de R&B do século 21

Beyoncé segue reafirmando seu reinado na música. A cantora foi eleita pela Billboard como a maior artista feminina de R&B do século 21, título que celebra sua relevância, talento e impacto cultural. O ranking, divulgado nesta semana, coloca a estrela no topo entre as mulheres e em segundo lugar na classificação geral, ficando atrás apenas … Continued

Cotidiano

Boletim da Safra 25/26 aponta MS com 11,3% da produção nacional de cana-de-açúcar

Estado possui expectativa de colheita de 75,76 milhões de toneladas do produto, com 1,5 milhão de hectares dedicados à cultura.