Pular para o conteúdo
Brasil

Anac e Ministério vão investigar morte de cachorro durante transporte em avião da Gol

Pet deveria ter sido levado a Sinop (MT), mas foi embarcado para o Ceará; na volta para MT morreu
Gabriel Maymone -
Joca morreu após Gol errar destino (Reprodução)

A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) e Ministério de Portos e Aeroportos vão investigar a morte do cachorro “Joca”, um golden retriever de cinco anos que morreu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, da companhia aérea Gol.

Durante uma cerimônia de assinatura de projetos voltados ao Ministério da Cultura, usou uma gravata, que é ilustrada com um desenho de cachorro, era uma forma de protesto ao que ocorreu com o golden retriever.

“A minha gravata tem no desenho um cachorrinho. Eu coloquei ela hoje de manhã em protesto ao que aconteceu com o cachorro de um cidadão, que mandou o seu cachorro para Sinop, no Mato Grosso. Esse cachorro, ao invés de ser embarcado para Sinop, ele foi embarcado para o Ceará. Quando chegou no Ceará, descobriram que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu, porque ficou oito horas sem tomar água, preso dentro do avião”, afirmou o petista.

“Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil. Então, essa gravata é uma homenagem e a nossa solidariedade”, completou o petista.

A primeira-dama, Janja da Silva, também se posicionou sobre a morte do golden retriever e disse que a Gol agiu com “irresponsabilidade”. Segundo ela, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acionou a Anac, que instaurou um processo administrativo contra a companhia aérea. Segundo o ministro, a empresa terá três dias para explicar os motivos que levaram à morte de Joca durante o transporte.

“Ontem todo mundo ficou sabendo do caso do Joca que, infelizmente, por irresponsabilidade da companhia aérea Gol, o cachorro veio a morrer no transporte. Ele foi tratado como carga, e não como ser vivo”, afirmou Janja em um vídeo publicado no X, nesta quarta-feira (24).

Companhia suspende transporte de pets em porão de aeronaves

A Gol suspendeu por 30 dias, a partir desta quarta-feira (24), o serviço de transporte de cães e gatos para viagens no porão das aeronaves. A decisão foi tomada após a morte de um cão Golden Retriever de cinco anos na segunda-feira (22), devido a uma falha operacional durante o embarque do animal de estimação em serviço prestado pela Gollog, empresa da companhia aérea. Segundo a Gol, o objetivo é concluir o processo de investigação do caso.

De acordo com a Secretaria da de (SSP), a família que era tutora do cão prestou depoimento na tarde de terça-feira (23).

“A Delegacia do Meio Ambiente (Dicma) de Guarulhos instaurou inquérito policial para investigar todas as circunstâncias dos fatos. A do tutor do animal compareceu à unidade policial e prestou depoimento”, disse a SSP.

Conforme a investigação, o Golden Retriever morreu durante o transporte aéreo. O cachorro foi encaminhado a um hospital veterinário, onde foi submetido a exames de necropsia.

“Os laudos estão em elaboração e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial, que seguirá com as demais diligências para a elucidação do caso”, acrescentou a pasta.

Entenda o caso da morte do cachorro durante transporte da Gol

Nesta segunda, o tutor de Joca, João Fantazzini, deixou o cachorro no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O destino do golden retriever era para Sinop, no Mato Grosso, mas ele acabou sendo transportado para Fortaleza, no Ceará.

“Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o Joca. A Gol lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor do seu tutor”, disse a companhia aérea.

Pelas redes sociais, Fantazinni responsabilizou a Gol pela fatalidade. “Você é o amor da minha vida, desculpe por qualquer coisa. Eles precisam pagar. Mataram meu filho (…) Você me ensinou o que é um amor verdadeiro, o que é empatia e o verdadeiro significado de parceira e amor! Minha saudade vai ser diária!”, afirmou o tutor do golden retriever.

Após o incidente, a Gol suspendeu o serviço de transporte de cães e gatos por 30 dias. A companhia aérea informou que está fazendo uma sindicância interna para apurar a morte do cachorro. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os tutores de Joca prestaram depoimento na tarde desta terça-feira, 23.

(Com Agência Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fã japonês voa ao Brasil para conhecer Clayton & Romário: ‘Do outro lado do mundo’

Ursula von der Leyen diz que reforço da Ucrânia incluirá os EUA

Funtrab tem 937 vagas de emprego abertas em Campo Grande nesta sexta-feira

Acusado de matar Mariana com 58 facadas é condenado a 28 anos de prisão em Ivinhema

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

ônibus

Vai de busão? Confira o itinerário para assistir ao Desfile da Independência em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Messi coloca em dúvida sua participação na Copa do Mundo de 2026

Craque diz que sua presença dependerá de sua condição física

Cotidiano

Pode ou não pode? Condomínio proíbe relações sexuais após as 22h devido a barulho

Apesar de medida ser motivada por perturbação sonora, "toque de recolher do amor" viola Constituição Federal

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana

Ao todo, são 12 pontos de interdição de 24 em sistema “Pare e Siga” ao longo da BR-163

Cotidiano

Prometendo preço baixo, Olire chega a MS para disputar com outras canetas emagrecedoras

Nova caneta, feita no Brasil, promete ser opção mais barata que Ozempic, Wegovy e Mounjaro