A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, classificou os manifestantes que invadiram prédios do Congresso Nacional e Palácio do Planalto como “criminosos, vândalos e antidemocratas”. O ato ocorreu neste domingo (8), em Brasília.

Em nota, Rosa Weber contou que o Brasil viveu “uma página triste e lamentável de sua história, fruto do inconformismo de quem se recusa a aceitar a democracia”.

A presidente afirmou que o STF “atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos”. Além disso, Rosa Weber também afirmou que o prédio será reconstruído.

“A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao Estado Democrático de Direito”, finalizou.

200 pessoas presas

A polícia prendeu ao menos 200 pessoas por conta de manifestações que culminaram na invasão de prédios do Congresso Nacional e STF (Superior Tribunal Federal), em Brasília, neste domingo (8).

Em declaração oficial, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que as prisões em flagrante chegam a 200. Além disso, a polícia também apreendeu 40 ônibus utilizados para a locomoção dos manifestantes.

Invasões ao Congresso

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciaram protesto há pouco em Brasília (DF), invadiram o Congresso Nacional.

Do mesmo modo, outro grupo, usando cores da bandeira, ocuparam o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Por fim, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que falou com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para pedir apoio policial.

“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”, tuitou.