Pular para o conteúdo
Brasil

Ministros do STF definem limite do dano moral na justiça do trabalho

Julgamento analisou a constitucionalidade dos artigos alterados pela reforma trabalhista de 2017
Agência Estado -
Edifício-sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. (Foto: Divulgação/STF)

O STF, em julgamento realizado no mês de junho, analisou a constitucionalidade dos artigos 223-A a 223-G da CLT, que foram alterados pela reforma trabalhista de 2017 e estipularam teto de reparação por danos decorrentes de relação de trabalho de acordo com a intensidade da ofensa sofrida.

O Ministro Gilmar Mendes, relator do caso, entende não haver qualquer inconstitucionalidade dos critérios listados nos incisos I a XII do caput do art. 223-G, nem em relação aos critérios mínimos baseados no salário previstos nos incisos I a IV do § 1º

Porém, ressalta o ministro, que os critérios, em especial o valor-referência do salário não deve ser considerado como ‘TETO’, cabendo ao magistrado analisar a situação de forma concreta e fundamentada para justificar a não limitação.

Para José Campello, responsável pela área trabalhista da Vivacqua Advogados, a quantificação do dano extrapatrimonial não deveria ter por base o valor-referência do último salário contratual do ofendido, como determina o § 1º, incisos I ao IV do artigo 223 – G, mesmo que seja como parâmetro, pois, o dano extrapatrimonial em si, tem natureza de ordem moral e pessoal, e, se assim o for, estaremos diante de uma ofensa ao artigo 5º da CF.

‘Mais acertado seria a quantificação dos danos extrapatrimoniais, tendo como parâmetro o valor do salário mínimo e não o salário contratual do ofendido, bem como alguns critérios utilizados na esfera civil, que analisam o grau da ofensa, a sua extensão e julgados reiterados, para a justa indenização, evitando o enriquecimento ilícito do ofendido’, comenta José Campello.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presidiário é flagrado com maconha escondida nas nádegas em penitenciária de Dourados

Ala do PRTB se mobiliza nos bastidores para convidar o deputado Eduardo Bolsonaro a se filiar

1801 – Forte de Coimbra sob forte ataque de forças espanholas

publicação blindar voto votos

[ BASTIDORES ] Parlamentares tentaram se ‘blindar’ sobre votos

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

PRF encontra homem ferido a tiro e atropelado na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Quinta-feira será de tempo seco e quente em Mato Grosso do Sul

Máxima deve alcançar os 39°C ao longo do dia

Polícia

Sequestrador do empresário ‘Mazzaropi’ é preso 22 anos depois em assentamento de MS

‘Milkshake’ estava foragido

Esportes

Onde assistir: Flamengo e São Paulo entram em campo pelas quartas da Libertadores

Brasileiros fecham os jogos de ida em busca de vaga nas semifinais

Polícia

Jovem morre na Santa Casa 10 dias após acidente com caminhão em Campo Grande

Caminhoneiro afirmou que motociclista bateu na sua lateral