Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro da Economia, Fernando Haddad diz que Lula tem ‘obsessão’ com Mercosul

Na primeira fala após tomar posse, o ministro da Economia, Fernando Haddad, acenou com uma retomada forte do processo de integração do Mercosul e outros países da América do Sul. Haddad disse que é um “alívio” para a região saber que os países agora estarão mais unidos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da … Continued
Agência Brasil -
(Foto: Agência Brasil)

Na primeira fala após tomar posse, o ministro da Economia, , acenou com uma retomada forte do processo de integração do Mercosul e outros países da América do Sul. Haddad disse que é um “alívio” para a região saber que os países agora estarão mais unidos no governo do presidente Luiz Inácio da Silva.

Segundo o ministro, Lula tem “obsessão” pelo Mercosul. “O presidente já fez muito pelo Mercosul e vai voltar a fazer”. Ele criticou a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES) no financiamento das exportações para o bloco. Segundo ele, o BNDES, o Eximbank brasileiro, assistiu a queda das vendas de produtos manufaturados sem fazer nada.

A maior integração dos países da região é um dos temas de interesse do novo ministro. Junto com o novo secretário-executivo do ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, Haddad escreveu um artigo defendendo a criação de uma moeda única para os países da América do Sul. Iniciativa para acelerar a integração regional fortalecer a soberania monetária dos países do continente.

O presidente da , Alberto Fernández, participou da posse de Lula e deve ter uma reunião amanhã com Lula com a presença de Haddad. O ministro confirmou que vai acompanhar Lula na viagem à Argentina prevista para janeiro.

Na cerimônia de posse, Haddad foi um dos novos ministros mais cumprimentado pelos convidados, mas evitou dar declarações para a impressa brasileira. A desculpa dada por ele foi para não “tirar o brilho” da posse de Lula.

Haddad só falou sobre o Mercosul a pedido de uma repórter argentina que interrompeu uma sessão de fotos que o ministro fazia na rampa do Palácio após a cerimônia com a família e amigos, entre eles o advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, criado por ele e amigos em 2014 para discutir o avanço da Operação Lava Jato, que teve Lula como um de seus principais alvos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump e Starmer discordam sobre discussão de criação de Estado palestino

Tribunais com atuação em MS se unem para criar comitê de atenção à população de rua

Pesquisa revela que dois terços das bacias hidrográficas estão em desequilíbrio

Paciente que causou quebradeira na UPA de Dourados tem pressão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Ultrapassagem teria causado morte de motociclista na BR-163 em Rio Brilhante

Últimas Notícias

Esportes

Brasil é eliminado do Mundial de Clubes ainda na fase de grupos

Esse é o pior resultado do time em um Mundial de Clubes

Política

Vai assinar? Petição pelo fim do Consórcio Guaicurus será lançada na segunda

Levantamento online quer mensurar "quantas mil pessoas" desejam a destituição do grupo empresarial bilionário que comanda o transporte coletivo

Emprego e Concurso

CPNU: prazo para candidatos da lista de espera manifestarem interesse é prorrogado

O prazo terminaria nesta quinta-feira (18), mas foi prorrogado até 23 de setembro

Política

Deputado pede que plantão de R$ 200 na Delegacia da Mulher de Campo Grande seja reajustado

Servidores questionam valor do plantão, apontando ser baixo demais