Lula cobra governadores e prefeitos para desmatamento zero na Amazônia até 2030

Presidente falou sobre redução de taxas de desmatamento antes da Cúpula da Amazônia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente Lula (Reprodução, TV Brasil)

Horas antes do início da Cúpula da Amazônia, evento que reúne lideranças ambientais e governantes a partir desta terça-feira (8), o presidente Lula (PT) afirmou no programa “Conversa com o Presidente” que governadores e prefeitos serão cobrados para reduzir as taxas de desmatamento da Amazônia para zero até o ano de 2030.

“Acho que minha obrigação é falar para todo mundo que o Brasil fará sua parte. Até 2030, teremos desmatamento zero nesse país. E não vamos fazer na marra. Temos que chamar todos os prefeitos e governadores e ter uma discussão, compartilhar com eles uma solução”, disse o presidente.

Lula ressaltou que pretende trabalhar em parcerias com governadores e, principalmente, prefeitos para que o desmatamento não seja reduzido “na marra” e sim com conscientização das lideranças.

“Não queremos ficar xingando e multando prefeito. Quem sabe assim a gente consiga ter todos os prefeitos como aliados para evitar que bandidos façam queimadas e derrubadas que fazem todo santo ano”, continuou.

A Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém, no Pará, é uma espécie de aquecimento para a COP 30, o evento ambiental mais importante do mundo, realizado pela cúpula do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2025.

Conteúdos relacionados