Pular para o conteúdo
Brasil

Lava Jato: Gabriela Hardt reassume ação após afastamento de Eduardo Appio

A magistrada inclusive já proferiu o primeiro despacho na Lava Jato após reassumir a Operação
Agência Estado -
Juíza Gabriela Hardt (Imagem: Reprodução)

A decisão do Tribunal Federal Regional da 4ª Região que afastou o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba colocou a condução da Lava Jato, temporariamente, nas mãos da juíza Gabriela Hardt, que já atuou Operação. A magistrada é substituta do ‘juízo da Lava Jato’ e já despachou ao lado dos dois antecessores de Appio: Luiz Antônio Bonat, alçado a desembargador da Corte Regional; e , ex-ministro da Justiça e atual senador.

A magistrada inclusive já proferiu o primeiro despacho na Lava Jato após reassumir a Operação. Na manhã desta terça-feira, 23, determinou que o Ministério Público Federal se manifeste no bojo do processo em que Appio instou a Polícia Federal a apurar a escuta ilegal encontrada na cela do doleiro Alberto Youssef à época em que ele esteve preso na carceragem da corporação em Curitiba.

Se, desde fevereiro, os processos remanescentes da Lava Jato eram conduzidos por um juiz declaradamente crítico aos métodos da antiga força-tarefa, agora as ações passam para uma magistrada que proferiu despachos no auge da Operação e mantém bom relacionamento com Moro, desde o tempo em que ele era titular da 13ª Vara.

Gabriela chegou a sentenciar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenando o petista 12 anos e onze meses de no processo do sítio de Atibaia. Posteriormente, a condenação foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, ao reconhecer a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para analisar processos envolvendo o presidente.

Em uma decisão recente, ligada ao ex-juiz da Lava Jato, Gabriela mandou prender núcleo do PCC que planejava o sequestro de Moro. A juíza acolheu pedido da Polícia Federal e autorizou a Operação Sequaz – deflagrada no dia 22 de março pela Polícia Federal.

À época, Gabriela Hardt estava cobrindo da juíza Sandra Regina Soares, titular da 9ª Vara Federal de Curitiba. O fato de a Operação ter sido deflagrada por ordem de Gabriela chegou a ser mencionado inclusive pelo presidente Lula, que teve a juíza como um de seus algozes na Lava Jato.

Os processos da Lava Jato, no entanto, podem ficar pouco tempo nas mãos de Gabriela e eventualmente serem analisados por outro magistrado. Isso porque Hardt atualmente participa de um concurso de remoção: seu objetivo primeiro é atuar em outros juízos, fora de Curitiba. O concurso ainda está em trâmite, ou seja, também não há definição sobre a futura atuação da magistrada.

A investigação do TRF-4 sobre Appio não tem data para terminar. Ao determinar o afastamento cautelar do magistrado, o TRF-4 deu 15 dias para que ele apresente defesa prévia sobre as suspeitas que recaem sobre ele – de suposta ligação com ‘ameaça’ narrada pelo advogado João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sargento envolvido em roubo de carga de drogas que acabou na morte de policial é excluído da PMMS

SAS Campo Grande

SAS convoca inscritos em seleção para cuidador e educador social

Após 30 anos de casa, Leandra Leal anuncia saída da TV Globo: ‘Nova fase’

Irmã flagra abuso contra cadela e homem acaba preso em MS

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Crianças e cavalos se unem em paixão por montaria e aulas viram desfile à parte na Expogrande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Ataque ou defesa? Luta de sucuri contra homem viraliza: cobra morde e até urina ao ser incomodada

Inteligência artificial ou cena real? Vídeo de homem "lutando" com sucuri tem gerado debate na internet

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem sete trechos interditados nesta sexta

Além disso, 11 locais operam em sistema pare e siga, mas todos os trechos estão sinalizados

Brasil

BNDES aprova crédito de R$ 20 milhões para empresa que abastece o SUS

Scitech é a principal fornecedora de stents farmacológicos

Sem Categoria

Cesta básica em Dourados subiu mais de 4%, aponta levantamento feito em 12 supermercados

Produtos também apresentam variação de até 238,60% de um estabelecimento para outro