Pular para o conteúdo
Brasil

FGTS Digital entra em teste neste sábado; pagamento será via pix a partir de 2024

As empresas terão uma nova forma de pagar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de seus funcionários a partir de janeiro de 2024. O processo será totalmente digital e apenas via pix. A fase de testes do novo sistema começa a partir deste sábado, 19. O mecanismo reunirá contribuições de várias competências … Continued
Agência Estado -
fgts
FGTS (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

As empresas terão uma nova forma de pagar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço () de seus funcionários a partir de janeiro de 2024. O processo será totalmente digital e apenas via pix. A fase de testes do novo sistema começa a partir deste sábado, 19. O mecanismo reunirá contribuições de várias competências em um único documento, reduzindo custos operacionais e tempo gasto nas atividades.

Segundo especialistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a mudança é positiva para as empresas, pois amplia a data de recolhimento do FGTS do dia 7 para o dia 20, além de dar mais segurança, por conta da unificação dos sistemas, e tornar mais rápido o fluxo de . A fase de testes acaba em 10 de novembro.

“Teremos muito mais controle e liberdade, pois tudo é feito em um único portal, de maneira mais fácil. O fluxo de caixa das empresas será mais dinâmico, porque o tempo de processamento com o pix é menor. Veio para modernizar”, afirma o coordenador de Departamento Pessoal da BHub, Felipe Figueiredo. A BHub é uma startup que presta serviços de contabilidade para empresas.

Com a adoção do pix como método de pagamento, a transferência do fundo de garantia que demorava de três a cinco dias úteis, segundo Figueiredo, passa a ser instantânea. O cálculo dos juros também passa a ser feito automaticamente.

Desde 2019, o governo federal tenta digitalizar o sistema do FGTS. A primeira resolução sobre o tema foi publicada em maio daquele ano e, desde então, foram destinados R$ 99,5 milhões para essa mudança. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, servirá para combater a inadimplência, acabar com a burocracia e dar mais transparência.

O novo sistema possibilita a geração de guias no mesmo local, em substituição aos sistemas SEFIP e GFIP. Segundo a Caixa Econômica Federal, o FGTS Digital “tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS”.

Como a base de dados será a mesma do e-Social, os advogados recomendam que as empresas devem ter ainda mais cuidado ao enviar as informações dos funcionários. “Os empregadores deverão buscar preparar o seu sistema para ter a disponibilidade dessas guias via pix e cadastrar novos procuradores, que não serão migrados automaticamente”, aconselha o advogado André de Melo Ribeiro, especialista em do Trabalho e sócio do Dias Carneiro Advogados.

Essa migração do FGTS para um mesmo sistema vai ainda facilitar a fiscalização do governo em relação a possíveis infrações, sonegação ou erros de cálculo no recolhimento, segundo o advogado. “A centralização das informações vai facilitar o trabalho dos auditores fiscais para apurarem irregularidades e autuar empregadores que deixam de cumprir suas obrigações legais”, conclui Ribeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

SES habilita hospital a realizar vasectomia pelo SUS na cidade de Bonito

Tradições e sabores gaúchos marcam início da Semana Farroupilha em Campo Grande; veja programação

Pavimentação de ruas em distrito de Rio Brilhante vai ter custo de R$ 11,4 milhões

MS Gás

Concurso da MSGás está com inscrições abertas; confira as vagas e salários

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Whindersson Nunes x Nikolas Ferreira: entenda a treta entre o influenciador e o deputado

Últimas Notícias

Esportes

Projeto oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica em Campo Grande

Atletas vão disputar campeonato nacional da modalidade neste ano

Cotidiano

MS bate novo recorde de temperatura e calor quase chega a 42°C

A menor umidade do ar chegou a 12% nas últimas 24h

Polícia

Criminosos invadem Emei e tentam arrombar porta no Aero Rancho em Campo Grande

Avô de uma aluna contou que soube da invasão quando chegou na Emei para deixar a neta nesta segunda-feira (15)

Polícia

Emocionados, familiares e amigos se despedem de Gabriel, morto ao cair com carro em córrego 

Familiares não quiseram falar com a imprensa