Pular para o conteúdo
Brasil

Fachin vota por rejeitar mais uma denúncia contra Gleisi Hoffmann

Ministros podem votar no plenário virtual vai até 20 de novembro
Agência Brasil -
(Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin, relator dos processos remanescentes da no Supremo Tribunal Federal (STF), votou por rejeitar mais uma denúncia contra a presidente nacional do PT, a deputada (PR). 

O caso é julgado no plenário virtual, em que os ministros votam remotamente, em sessão prevista para durar até as 23h59 de 20 de novembro. Relator, Fachin foi o único a votar até o momento.  

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em abril de 2018, tendo como fonte delações premiadas de executivos da empreiteira Odebrecht, incluindo do executivo Marcelo Odebrecht.  

No documento, Gleisi foi acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por supostamente ter recebido R$ 3 milhões em propina da empreiteira para arcar com despesas de campanha quando concorreu ao governo do Paraná, em 2014.  

Após analisar o caso, Fachin escreveu haver “insuficiência de elementos indiciários” para sustentar a denúncia, havendo “vácuos investigativos intransponíveis” para demonstrar os supostos crimes praticados.  

O ministro destacou que os gastos apontados como ilícitos coincidem com gastos de campanha regularmente declarados à Justiça Eleitoral. Ele rejeitou a denúncia e declarou a prescrição dos supostos crimes em relação ao ex-marido da deputada, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo.  

Fachin rejeitou ainda a parte da denúncia que acusava o antigo coordenador de campanha de Gleisi Hoffmann, Leones Dall´agnol, de corrupção passiva.  

O magistrado seguiu entendimento da própria PGR, que em setembro deste ano resolveu mudar de posição, passando a pedir pela rejeição da própria denúncia, ante o que disse ser uma “ausência de justa causa” para a ação.  

Os demais ministros do Supremo ainda devem se manifestar no caso, com a exceção do ministro Cristiano Zanin, que se encontra impedido de votar por ter atuado no processo quando era advogado. 

Em junho, a maioria do Supremo rejeitou uma outra denúncia oriunda da Lava Jato contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família procura por idoso com Alzheimer que saiu para caminhar e desapareceu em Campo Grande

VÍDEO: Eletricista esquece chave dentro de carro e veículo é furtado em 30 segundos

br-163

‘Parece piada’, diz Rodolfo Nogueira sobre CCR MSVia concorrer novamente à BR-163

Gripe aviária no Brasil: o que se sabe até o momento

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

moraes

STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são

Últimas Notícias

Política

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Novo contrato de concessão da BR-163 prevê menos trechos para duplicar em comparação com o anterior

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Tom Cruise está longe de pensar em aposentadoria. Durante a première de Missão: Impossível – O Acerto de Contas em Nova York, o astro de Hollywood afirmou ao The Hollywood Reporter que pretende continuar atuando por, no mínimo, mais quatro décadas. “Eu disse que faria filmes até os 80 anos; na verdade, vou fazê-los até … Continued

Le Blog Maria Antonia

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

O DJ Alok, 33, promete surpreender o público de São Paulo com um espetáculo inédito. No dia 28 de junho, ele apresenta sua nova turnê, “Aurea”, na Arena Mercado Livre Pacaembu, localizada na zona oeste da capital paulista. A proposta é entregar uma versão pirotécnica e ampliada do show apresentado no icônico festival Coachella, nos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Inspiração em alta-costura mexicana e 700 horas de trabalho: o vestido Dior da atriz Natalie Portman em Cannes 2025

Natalie Portman retornou ao tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes com vestido alta-costura Dior para a exibição de “Eddington” deslumbrante. A atriz apostou em uma criação Dior em tule e veludo preto, bordada com escamas prateadas. De acordo com a “Vogue” da França, o vestido de Natalie foi total inspirado no modelo de … Continued