Pular para o conteúdo
Brasil

Disque 100 passa a receber denúncias de ataques a escolas pelo WhatsApp

O Disque 100, canal gratuito usado para comunicar alguma violação de direitos humanos, agora poderá receber também denúncias de ataques contra escolas. A nova função foi anunciada nesta quinta-feira, 13, pelo governo federal, que disponibiliza o número de WhatsApp – (61) 99611-0100 – como uma via específica para reportar atentados ou ameaças de ataques em … Continued
Agência Estado -
Reprodução

O Disque 100, canal gratuito usado para comunicar alguma violação de , agora poderá receber também denúncias de ataques contra escolas. A nova função foi anunciada nesta quinta-feira, 13, pelo governo federal, que disponibiliza o número de – (61) 99611-0100 – como uma via específica para reportar atentados ou ameaças de ataques em instituições de ensino.

De acordo com o governo, os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. Além disso, quem estiver apresentando uma denúncia não têm a obrigação de se identificar, e as informações são mantidas em sigilo, garante o governo.

“O novo número é mais um canal de atendimento no âmbito do Disque 100 – Disque Direitos Humanos”, informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), responsável por receber as denúncias.

Além do WhatsApp, o Disque 100 também pode ser acionado por ligação gratuita (discando 100), pelo site do ministério, e pelos aplicativos Telegram e Direitos Humanos Brasil. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O novo número de WhatsApp se soma a outros canais de denúncias criados para o mesmo fim, como o Segura, feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, para o recebimento de informações de ameaças de ataques contra as escolas.

O MDHC recomenda que os denunciantes informem os detalhes da ocorrência, como local de ameaça e dados do suspeito. Nos casos em que as violações acontecerem no meio virtual, a orientação é que as pessoas informem as redes sociais, postagens, perfis, e também endereços eletrônicos dos envolvidos.

Pelo conteúdo e teor das denúncias, o Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo. Mesmo com a ampliação para a comunicação de ataques a instituições de ensino, o Dique 100 continua aberto para receber casos de violações e descumprimentos de direitos humanos.

Canais específicos para denunciar um ataque a escola

  • WhatsApp – (61) 99611-0100 –
  • Escola Segura

Outros canais para Denunciar violações de direitos

  • Telefone – Discar 100 (Ligação gratuita)
  • Telegram – Para utilizar o canal, é necessário digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo
  • Videochamada em Libras – para pessoas surdas ou com deficiência auditiva usuárias da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Aplicativo Direitos Humanos Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
taf mulheres

Promotoria apura TAF feminino de concurso para Agentes Socioeducativos em MS

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

servidores sidrolandia

Prefeitura de Sidrolândia proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Repórter pede desculpas após trocar nome de MS: ‘Com vergonha’

Repórter levou puxões de orelha após trocar o nome do estado por "Mato Grosso"

Trânsito

Motorista morre após carreta capotar na BR-163 entre Naviraí e Juti

Caminhão Scania tombou próximo ao acostamento por volta das 14h30 desta terça-feira (14)

Le Blog Maria Antonia

Halloween Sephora 2025: Anitta é confirmada como atração principal do baile de beleza

Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda e beleza está de volta! A sexta edição do “Baile de Halloween” da Sephora já tem data, tema e atrações confirmadas. Marcado para o dia 18 de outubro de 2025 (sexta-feira), o baile acontecerá em um local inédito em São Paulo e trará uma programação de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Maroon 5 anuncia show gratuito e exclusivo em São Paulo em dezembro

Os fãs de Maroon 5 já podem começar a contagem regressiva! A banda norte-americana fará um show gratuito e exclusivo em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. A novidade foi anunciada pela Budweiser, que será responsável por organizar o evento Bud Live, trazendo o grupo liderado por Adam Levine de volta ao Brasil … Continued