As eleições presidenciais da Argentina acontecem neste domingo (22) e devem definir o novo presidente do país. Argentinos que moram no Brasil poderão participar da decisão e votar nos consulados em terras brasileiras.

Cinco candidatos disputam a presidência do país: Sergio Massa (Unión por la Patria), Javier Milei (La Libertad Avanza), Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País), Myriam Bregman (Frente de Izquierda) e Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio).

No Brasil existem cinco consulados argentinos, são localizados em Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu e Recife.

Cidadãos argentinos que mudaram o endereço de moradia para alguma dessas cidades até 25 de abril deste ano poderão votar neste domingo. Além disso, é preciso ter pelo menos 16 anos e estar com o DNI (Documento Nacional de Identificação) atualizado.

Para isso, basta apresentar algum dos documentos oficiais aceitos pela justiça eleitoral argentina. Eleitores argentinos em solo brasileiro já participam da votação no Consulado Argentino do Rio de Janeiro e nas outras cidades.

Os eleitores regularizados também poderão participar do segundo turno das eleições da Argentina, se houver.