Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais
Agência Brasil -
Fachada da Anvisa, Ilustrativa (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Segundo a Anvisa, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

A Anvisa ainda fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

Boas Práticas de Fabricação 

Segundo a Anvisa, as boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos. 

As práticas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Passa também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação, dentre outros.

Outro lado

Pelas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados.

“Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo”, afirmou a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

Operário perde fora de casa pela Série D do Brasileirão e cai três posições na tabela

Indígena queimado com álcool por adolescentes na fronteira de MS morre em hospital de Assunção

Inspirado no sucesso ‘Divertida Mente’, espetáculo de alunos da UEMS estreia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

SRAG

Vacina prevista no SUS para este ano é esperança para frear alta de bronquiolite em MS

Semana inicia com 1.862 vagas na Funsat de Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Ex-BBB Davi Brito mostra resultado de lipo HD: ‘Alguém quer lavar roupa?’

Após três semanas, Davi Brito surpreendeu os seguidores ao compartilhar o resultado de sua barriga de tanquinho pós-lipo HD

Cotidiano

MS reforça vigilância e visita produtores após caso de gripe aviária

Estado é o 6º estado do país que mais exporta carne de aves

Mundo

Nos EUA, Comitê de Orçamento da Câmara aprova pacote com corte de impostos

Projeto adiciona reduções temporárias de taxas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem parcela de maio nesta segunda-feira

Em Mato Grosso do Sul, mais de 200 mil beneficiários recebem o Bolsa Família