Pular para o conteúdo
Brasil

Senado ouvirá ministro da Justiça e Univaja na quarta-feira

A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar os desdobramentos do aumento da violência na Região Amazônica e os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, aprovou hoje (20) o seu plano de trabalho. Segundo os senadores, as audiências começarão na próxima quarta-feira (22) com depoimentos dos representantes da União … Continued
Agência Brasil -
Para acompanhar os desdobramentos do aumento da violência na Região Amazônica (Foto: Agência Brasil)

A Comissão Temporária Externa do Senado, criada para acompanhar os desdobramentos do aumento da violência na Região Amazônica e os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, aprovou hoje (20) o seu plano de trabalho.

Segundo os senadores, as audiências começarão na próxima quarta-feira (22) com depoimentos dos representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) às 10h e, às 14h, do ministro da Justiça, Anderson Torres, a ser convidado a participar. O convite será votado ainda hoje em reunião da Comissão de (CDH) do Senado.

Além do ministro da Justiça, entre as autoridades que também serão chamadas à comissão, ainda sem data definida, estão o procurador-geral da República, Augusto Aras, que está na região do Vale do Javari, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o prefeito de Atalaia do Norte (AM), Denis Paiva.

Pelo plano aprovado, os senadores querem entender a possível relação das mortes do indigenista e do jornalista inglês com o esquema de ilegal e narcotráfico. Outra providência a ser tomada envolve a solicitação de retomada e a conclusão do inquérito do assassinato, em Tabatinga (AM), em setembro de 2019, de Maxciel Pereira dos Santos, ex-Funai.

Defensor dos indígenas do Vale do Javari, ele trabalhava nas operações de combate à caça, pesca, garimpo e exploração madeireira no território, que reúne a maior população de indígenas isolados do mundo. Max, como era chamado pelos amigos, foi assassinado em Tabatinga na presença da enteada e da mulher.

Forças de segurança
Ainda durante os trabalhos da comissão, os senadores pretendem levantar e acompanhar quais processos existem no âmbito da Polícia Federal e em órgãos do estado que tratem da situação do narcotráfico na região Norte e quais medidas foram tomadas.

Outra decisão aprovada é o pedido de envio imediato de forças de segurança pública para a garantir a integridade física dos servidores da Funai em todas as Bases de Proteção do Vale do Javari – Quixito, Curuçá e Jandiatuba, bem como as sedes da Coordenação Regional Vale do Javari e da Coordenação Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (CFPE-VJ).

Os parlamentares também desejam o envio imediato de forças de segurança pública para garantir a integridade física dos indígenas que compõem a Equipe de Vigilância da Univaja (entre eles, Orlando Possuelo e Tataco) e dos coordenadores da Univaja, Paulo Marubo, Eliésio Marubo e Eriberto Marubo, o Beto.

Integrantes

Composta por nove membros titulares, sendo três da Comissão de Meio Ambiente, três da Comissão de Constituição e Justiça e três da CDH, em um prazo de 60 dias, o grupo, presidido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também pretende investigar in loco as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na região Norte e em outras áreas, bem como fiscalizar providências adotadas desde o desaparecimento de Bruno Pereira e de Dom Phillips, servindo como subsídio para eventual pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un chega a Pequim e deve participar de desfile ao lado de Xi

Armadilha, vingança e cartas marcadas: vereadores do PL criticam julgamento de Bolsonaro

Polícia Civil afirma que atuação de servidores na Deam está em apuração em Campo Grande 

Solteira, Virginia Fonseca engata romance secreto com jogador de futebol; saiba quem

Notícias mais lidas agora

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

Acessibilidade: Artesãos ministram oficinas de argila para pessoas cegas e surdas neste mês

Últimas Notícias

Cotidiano

Agência Nacional do Petróleo retoma canal gratuito de denúncias e sugestões

Contato pode ser usado para o envio de denúncias, críticas e sugestões

Cotidiano

Ataques de Pitbulls disparam em MS e levantam discussão sobre a raça, proibida em 24 países

Pelas ruas, as opiniões sobre Pitbulls divergem. Enquanto alguns temem a raça, outros argumentam que o manejo negligente é o principal motivo dos ataques

Polícia

Polícia investiga se furtos cometidos por ‘Magrão’ motivaram assassinato em Ponta Porã

Suspeitos ainda não foram identificados

MidiaMAIS

Retomada indígena de Dourados se transforma em palco de artes cênicas

Projeto é desenvolvido por duas professoras e acontece aos sábados