Pular para o conteúdo
Brasil

Senado aprova projeto que protege advogados em operações policiais

O Senado concluiu hoje (11) a votação do projeto de lei (PL) 5.284/2020, que fixa limites e critérios para as operações de busca e apreensão em escritórios de advocacia. O projeto reforça o caráter excepcional desse tipo de operação, além de não poder ser realizado apenas com base em declarações de delação premiada. O texto … Continued
Agência Brasil -
O texto-base do projeto chegou a ser aprovado na Ordem do Dia de ontem (10) (Foto ilustrativa)

O Senado concluiu hoje (11) a votação do projeto de lei (PL) 5.284/2020, que fixa limites e critérios para as operações de busca e apreensão em escritórios de advocacia. O projeto reforça o caráter excepcional desse tipo de operação, além de não poder ser realizado apenas com base em declarações de delação premiada. O texto segue para sanção presidencial.

De acordo com o projeto, deverá haver sempre um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para acompanhar a busca e a apreensão, além do próprio advogado cujo escritório está sendo investigado. O representante da OAB deverá zelar pelo cumprimento do mandado, podendo impedir que documentos, mídias e objetos não relacionados à investigação sejam analisados, fotografados, filmados, retirados ou apreendidos.

O projeto também trata de outros temas relacionados à pratica da advocacia, como o crime de violação de prerrogativa, garantia de honorários, teletrabalho, regras para estágio, forma de sociedade, jornada de trabalho e defesa oral.

O texto-base do projeto chegou a ser aprovado na Ordem do Dia de ontem (10), mas por falta de quórum naquele momento, a votação dos destaques (emendas destacadas para votação em separado) ficou marcada para o dia seguinte. Foram dois destaques, um de Mara Gabrilli (PSDB-SP) e outro de Alessandro Vieira (PSDB-SE). O destaque da senadora de tinha a intenção de retirar itens do projeto, por entender que o texto conferia aos advogados proteção excessiva.

Já a emenda de Vieira retira um artigo que garante o de parte do honorário em caso de bloqueio. Na visão do senador, um privilégio que consiste em garantia de recebimento de até 20% de honorários sob bloqueio universal de cliente não é razoável e fere o princípio da isonomia. Ambas emendas, no entanto, foram rejeitadas no plenário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa busca refúgio em batalhão da PM de Dourados após ser agredido a pauladas

Terremoto causa danos em Papua, na Indonésia; Rússia foi atingida por outro tremor

anta anciã

Anta anciã é encontrada em estado débil em propriedade de Mato Grosso do Sul

Juventude de Dourados tem jogo decisivo contra o ASAS Água Clara nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Membros das Forças Armadas receberão aumento a partir de janeiro; veja valores

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Camp Rock 3 confirma elenco e apresenta nova geração de campers

No novo capítulo, os Jonas Brothers retornam em seus papéis clássicos como Shane, Nate e Jason Gray, assim como Maria Canals-Barrera, que volta a interpretar Connie Torres. A novidade fica por conta da nova geração de campers, que chega para renovar as histórias e músicas do acampamento: Liamani Segura (Sage), Hudson Stone (Desi), Lumi Pollack … Continued

Cotidiano

Mutirão de limpeza quer reunir 100 voluntários na Praça Ary Coelho neste sábado

A ação é parte do Dia Mundial da Limpeza, mobilização mundial por cuidados com o meio ambiente

Variedades

‘Tudo eu, tudo eu’: ‘Chaves’ é preso por porte de drogas no RJ; veja o vídeo

Homem fantasiado de Chaves viralizou nas redes sociais ao imitar o personagem de Roberto Bolaños enquanto era preso no RJ

Le Blog Maria Antonia

Disney confirma “Camp Rock 3”: Jonas Brothers voltam ao set após 15 anos

Para a surpresa dos milhões de seguidores, Joe, Kevin e Nick Jonas apareceram diretamente do set de filmagens