Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente do Senado quer votar projeto sobre preço de combustíveis

Pacheco já tem um nome certo para a relatoria do projeto, o senador Jean Paul Prates (PT-RN)
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou hoje (17) que pretende pautar para votação em plenário o projeto de Lei (PL) 1472/21, que pretende criar uma estabilidade e previsibilidade no preço dos combustíveis para, assim, frear o modelo atual de remarcação frequentes aumentos nos postos de .

Em nota da sua assessoria, ele disse que submeterá a decisão ao Colégio de Líderes, em fevereiro, para decidir sobre a apreciação ou não do projeto. Pacheco já tem um nome certo para a relatoria do projeto, o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

O projeto prevê a formação dos preços dos combustíveis derivados do petróleo tendo como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação. A ideia do projeto, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), é “proteger os interesses do consumidor, reduzir a vulnerabilidade externa e as mudanças constantes dos preços internos”.

Carvalho é um crítico da fórmula atual de cálculo dos preços dos combustíveis, com base na Paridade de Preços Internacionais (PPI). “Percebe-se que a adoção do PPI tem consequências para toda a economia, em detrimento dos mais vulneráveis. Neste sentido, reforça-se a necessidade de debater a política de preços da , o modo como ela incentiva as importações e as alternativas a ela”, disse. O retorna do recesso no dia 2 de fevereiro e esse é um tema que deve tomar conta da agenda dos parlamentares.

Existe ainda outro projeto sobre o tema tramitando na Casa, o PL 3.450/2021. Ele proíbe a vinculação dos preços dos combustíveis derivados de petróleo aos preços das cotações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional. Pelo texto, a Petrobras não poderia vincular os preços dos combustíveis derivados de petróleo como o óleo diesel, a gasolina e o gás natural.

O autor desse segundo projeto, Jader Barbalho (MDB-PA), lembrou que a política de preços da Petrobras adotada em 2016 vincula a cotação do dólar ao preço do combustível pago pelo consumidor. “Ou seja, quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no preço do combustível brasileiro”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Segunda-feira será de tempo seco e quente em Mato Grosso do Sul

Semana começa com mais de 400 vagas e salários de até R$ 10 mil; confira

Morador em situação de rua é espancado por desconhecido enquanto dormia em Campo Grande

[ BASTIDORES ] Voos mais altos podem gerar dança das cadeiras

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Trio de traficantes é preso com mais de meia tonelada de maconha em Caarapó

Últimas Notícias

Trânsito

Professor que bateu em vários carros no Coophavila é solto após pagar fiança de R$ 5 mil

O professor estaria bêbado

Emprego e Concurso

Funsat abre a semana com 2,5 mil vagas de emprego em Campo Grande

Empresas abrem oportunidades em 132 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Cotidiano

Confira a escala médica das 10 UPAs e CRSs de Campo Grande

Atendimento acontece por ordem de chegada, com prioridade de acordo com a classificação de risco

Polícia

Briga em alojamento acaba com trabalhador esfaqueado na cabeça e pescoço por colega em MS

Colega foi preso em flagrante pelo crime