Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente concede indulto a deputado federal Daniel Silveira

Parlamentar foi condenado pelo STF a oito anos de prisão
Agência Brasil -
Foto: Plínio Xavier | Câmara dos Deputados | Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) decreto que dá indulto ao deputado federal (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) a oito anos e nove meses de pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.

Ao ler o documento, o presidente cita considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Penal nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro, durante a leitura do texto.

“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Segundo o presidente, o indulto inclui as penas privativas de liberdade, multa e restritivas de direitos.

Entenda

O STF julgou a ação penal aberta em abril do ano passado contra Daniel Silveira, que virou réu e passou a responder a processo criminal pela acusação de incitar à invasão da Corte e sugerir agressões físicas aos ministros do Supremo. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. O deputado chegou a ser preso, mas foi solto posteriormente.

Com a decisão de ontem (20), Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a dos direitos políticos após o fim dos recursos, o que que poderia tornar o parlamentar inelegível temporariamente. A Corte estipulou ainda multa de cerca de R$ 200 mil como parte da condenação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Descontos para pagamentos de impostos atrasados em Dourados vai até o dia 30 de setembro

Ator da Globo sofre tentativa de invasão em apartamento: ‘Chamei a polícia’

CPI acusa manipulação de relatório de qualidade do Consórcio e pede anulação

Fumacê

Abram as janelas: fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

‘Chalana do SUS’: Ministério cria equipe de saúde da família ribeirinha em Corumbá

Últimas Notícias

Polícia

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Dracco deve ir até o local dos destroços ainda nesta quarta-feira (17) para começar análises

MidiaMAIS

Igreja Católica em que padres são livres para casar recebe bispo de fora em Campo Grande

Fundada por bispo excomungado, Igreja tem sede na Capital de MS

Política

Câmara de Campo Grande vota projeto que autoriza crédito para habitação, esporte e agricultura

As propostas serão analisadas na sessão desta quinta-feira

Polícia

Suspeito é preso pela PF em operação contra abuso de crianças e adolescentes

Suspeito foi preso em casa na manhã desta quarta-feira (16) durante a Operação ‘Rede Limpa 18’