Pular para o conteúdo
Brasil

Norma sobre uso de máscara em áreas de aeroportos é questionada na Comissão de Turismo

O uso de máscaras nos aeroportos brasileiros foi tema de debate em audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O autor do pedido da reunião, deputado Bibo Nunes (PL-RS), não concorda com a obrigatoriedade do uso da máscara em determinadas áreas dos aeroportos e a liberação do uso em outras. “Por que … Continued
Agência Brasil -
covid
(Foto: Agência Brasil)

O uso de máscaras nos aeroportos brasileiros foi tema de debate em audiência pública da Comissão de da Câmara dos Deputados. O autor do pedido da reunião, deputado Bibo Nunes (PL-RS), não concorda com a obrigatoriedade do uso da máscara em determinadas áreas dos aeroportos e a liberação do uso em outras.

“Por que é que eu estou no aeroporto sem máscara o tempo inteiro, andando por restaurante, circulando em todo o aeroporto, que é um todo, sem máscara,  e depois que eu passo a esteira tenho que usar máscara? Aí, o pessoal ironiza, dizendo o seguinte: até aqui, não tem vírus; passou dali, tem vírus”, disse.

A diretora-adjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (), Daniela Cerqueira, reconheceu que não há como fazer a distinção das áreas, mas afirmou que a agência se baseia em estudos científicos e ainda recomenda o uso de máscaras. Ela explicou que as autoridades de saúde dos governos locais são responsáveis legais por regulamentar o uso de máscara nas áreas públicas dos aeroportos, e a Anvisa, nas áreas restritas — daí a diferença de procedimento.

Daniela Cerqueira acrescentou que a agência recentemente flexibilizou algumas medidas e permitiu a retirada da máscara para alimentação durante os voos. Ela garantiu ainda que a Anvisa está atenta às mudanças de cenário em relação à pandemia, e que as normas tendem a ser atualizadas de acordo com esse cenário.

“A gente precisa saber se as outras flexibilizações irão trazer impactos em termos de saúde pública ou se a situação vai ser manter para que a gente possa fazer novas flexibilizações. São camadas de proteção, e a gente entende que a máscara, neste momento, ainda é uma camada de proteção necessária”, justificou.

Diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos, Douglas Almeida argumentou que a barreira entre as áreas pública e restrita, na prática, não existe. E, por isso, pediu à Anvisa para revisar a norma e passar a recomendar o uso da máscara em vez de obrigar. Ele também reivindicou que as empresas administradoras passem apenas a informar e deixem de fiscalizar o uso de máscaras nos aeroportos.

“Supervisionar é, para nós, um grande desafio, porque envolve a gente abordar pessoas. Para nós, supervisionar, ir até um passageiro ou algo do gênero gera sempre um poder de polícia que nós não temos”, disse.

A diretora da Anvisa considerou pertinentes as observações e garantiu que a Agência vai dar atenção e avaliar as sugestões apresentadas na audiência.

Novos casos

Ao final, o deputado (PT-MG) lembrou que a pandemia ainda não foi completamente superada, e é preciso ter cuidado, até porque há notícias de um aumento no número de casos nas últimas semanas no Brasil. O parlamentar afirmou ser favorável ao uso de máscaras.

“Eu sou a favor. Eu ainda estou preocupado com a pandemia. A gente tem visto, inclusive aqui na Casa, o aumento no número de casos. Esta semana, inclusive, foi uma semana de um aumento um pouco assustador”, alertou.

A imprensa tem noticiado um aumento significativo do número de casos em todo o País. A prefeitura da cidade e o governo do estado de voltaram a recomendar o uso de máscaras em lugares fechados.

Desde o início da pandemia em 2020, o Brasil já registrou mais de 660 mil mortes por Covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados antecipa pagamento referente ao mês agosto de 9.446 servidores municipais

SP: PM acusado de matar jovem por engano, tem prisão preventiva revogada

Criminoso que estuprou e matou Emanuelly passou o dia com o pai da vítima

Wanessa Camargo confirma tentativa de reconciliação com Dado Dolabella: ‘Que fique claro’

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

Érica foi assassinada com 6 facadas e criminoso preso enquanto comia salgado em Bataguassu

Carreta com mais de 12 mil pacotes de cigarros paraguaios é apreendida na MS-274 em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

Família pede ajuda para custear velório e enterro de Emanuelly, estuprada e morta aos 6 anos

Além de Emanuelly, o casal tem outra menina, de 2 anos, e a esposa está grávida de 8 meses

Política

Zé Teixeira defende Marçal após prefeito não cumprir prazos para recursos do PAC Saúde

Ministério da Saúde confirmou perda formal de verba milionária do Novo PAC Saúde

Brasil

STJ julga em setembro o recurso que livrou ex-presidente da Vale do processo sobre Brumadinho

Tragédia em Brumadinho matou quase 300 pessoas em 2019

Polícia

Criminoso que matou Érica com 6 facadas disse que se defendeu de ataque em Bataguassu

Ele afirmou na delegacia que uma terceira pessoa estava na casa