Pular para o conteúdo
Brasil

Museu da Língua Portuguesa celebra o idioma com atrações especiais

Começou hoje (5), em São Paulo, a programação especial do Museu da Língua Portuguesa para celebrar o dia internacional em homenagem ao idioma. Com atividades presenciais e gratuitas, shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias ocuparam vários espaços da instituição, que fica na Estação da Luz. O evento terá … Continued
Agência Brasil -
O governador do estado de São Paulo, João Dória, apresenta a conclusão das obras de restauração do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Agência Brasil)

Começou hoje (5), em , a programação especial do da Língua Portuguesa para celebrar o dia internacional em homenagem ao idioma. Com atividades presenciais e gratuitas, shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias ocuparam vários espaços da instituição, que fica na Estação da Luz. O evento terá apresentações também no saguão central da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), interagindo com o público circulante. A programação vai até sábado (7).

“Foi composta uma programação que reflete vários assuntos que envolvem a língua portuguesa brasileira. Tanto no aspecto de formação, quanto em questões de filologia, de antropologia, mas também políticas. Os encontros da língua portuguesa e o seu exército colonizador em relação às línguas africanas, as línguas nativas, tudo que nós temos que compreender melhor até para similar o que é esse país”, conta Felipe Hirsch, convidado para criar uma programação inspirada na peça teatral “Língua Brasileira”.

Lia de Itamaracá, Ailton Krenak, Pilar del Río, Juçara Marçal, Milton Hatoum e Kiko Dinucci são alguns dos convidados do evento.

“Essa programação faz isso: a gente vai falar sobre lideranças indígenas femininas, a gente vai falar sobre falares africanos dentro da nossa cultura, enfim, todos esses encontros que fazem do Brasil um lugar esplendoroso, mas também um lugar que é acometido de várias tragédias humanitárias”, acrescenta o curador. Ele destaca que, além da dimensão política, a programação contempla a “ordem criativa desses pensadores, artistas, que passarão por lá”.

No segundo dia de evento, a programação começa, às 12h, no saguão central da CPTM, com a performance “Zion Gate Sound System e Batalha do Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz”. Às 14h, a mesa “Experimentos com Linguagem” reúne a escritora Veronica Stigger e o filósofo Juliano Pessanha. Às 17h30, o ativista de defesa dos direitos indígenas Ailton Krenak apresenta seus pensamentos sobre a vida das comunidades ribeirinhas e indígenas no Brasil contemporâneo na mesa “A ideia de nação”.

Para encerrar o evento na sexta-feira, tem apresentação de Lia de Itamaracá com o show “Ciranda Sem Fim”. A apresentação contará com a participação de DJ Dolores, na Praça da Língua.

No sábado (7), as atividades começam às 11h com a abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”. Às 12h, tem show da Orquestra Mundana Refugi no saguão da CPTM. Às 13h, a performance “Ciranda do Gatilho: Preta” será apresentada no mini auditório. Ao longo da tarde, debates vão discutir as diversas línguas portuguesas e o glotocídio, que é a difusão de uma nova língua em um espaço, enfraquecendo a natural da área. A noite termina com um show das cenas e músicas da peça “Língua Brasileira”, de Felipe Hirsch em colaboração com o coletivo Ultralíricos.

Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário retirar ingresso antecipadamente na bilheteria do Saguão B a partir de 12h de cada dia. É obrigatória a apresentação do passaporte da vacina contra a covid-19 antes de entrar no museu para todas as pessoas com cinco anos ou mais.

As mesas terão transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura anastácio

Sancionada lei que autoriza Prefeitura de Anastácio a fazer empréstimo de R$ 6 milhões

Suspeito de executar homem na frente da esposa se entrega à Polícia em Dourados

Com abundância de dourados, diretoria comemora sucesso do 2º Festival de Pesca de Rio Brilhante

Mutirão oferece descontos e parcelamento de contas atrasadas de energia

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

Matsuri Dance: Casa de Cultura oferece curso gratuito de dança tradicional japonesa

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nick Jonas revive memórias e festeja 33 anos no set de “Camp Rock” , pela 3ª vez na vida

Nesta semana , Nick Jonas completou 33 anos e celebrou a data de uma forma especial: nos bastidores de Camp Rock. O cantor revelou que essa foi a terceira vez que comemorou o aniversário em meio às filmagens de Camp Rock. “De alguma forma, é a terceira vez que celebro meu aniversário no set de … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge terreno do Educandário no bairro Coronel Antonino

Ainda não se a dimensão de área queimada

Cotidiano

Todos em Ação: Mutirão oferece mais de 300 serviços gratuitos neste sábado

Evento será realizado na Escola Municipal Ione Catarina, no Bairro Noroeste

Polícia

Ao tentar comprar salgado com Pix falso, rapaz é preso no Aero Rancho

Essa não seria a primeira vez que o rapaz teria feito encomendas no estabelecimento