Pular para o conteúdo
Brasil

Juiz extingue ação popular contra indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

O magistrado considerou que a ação tinha o mesmo objeto que processos impetrados no STF
Agência Estado -
Foto: Reprodução/Instagram

O Carlos Ferreira de Aguiar, da 2ª Vara Federal do , extinguiu a ação popular que pedia a derrubada da graça concedida pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado , condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de por atacar a Corte, as instituições e a democracia.

O magistrado considerou que a ação tinha o mesmo objeto que processos impetrados no STF, destacando que a decisão da corte máxima terá efeito vinculante, ou seja, seu entendimento será aplicado em ações sobre o mesmo caso.

“Tendo em vista as particularidades do sistema de tutela coletiva, cumpre mitigar o regramento da litispendência estabelecido para as tutelas

individuais e extinguir o presente processo, sem resolução de mérito”, escreveu o juiz em seu despacho.

A decisão foi dada no final da tarde desta segunda-feira, 2, no âmbito de ação impetrada pelos advogados André Luiz Figueira Cardoso e Rodolfo Roberto Prado. Foi no âmbito de tal processo que o governo federal foi intimado a explicar o perdão dado pelo chefe do Executivo ao aliado.

A ação contestava a proximidade do presidente com o deputado, o que segundo os advogados viola os princípios da impessoalidade e da moralidade na administração pública.

“A motivação não se enquadra com a realidade fática, sendo apontadas apenas fundamentações genéricas alusivas à conveniência, a circunstâncias de interesse particular e eleitoral, violando a razoabilidade, as necessidades e oportunidades administrativas”, dizia um trecho da petição inicial.

No âmbito de tal processo, a Advocacia-Geral da União chegou a sustentar que o perdão dado por Bolsonaro a Silveira não pode ser revista pelo Judiciário nem pelo Legislativo. O órgão argumentou que, por mais que o ‘ineditismo’ do decreto ditado pelo presidente para beneficiar seu aliado ‘cause certa inquietação’, a concessão da graça ‘tem alicerce constitucional’

Caberá ao Supremo decidir sobre a constitucionalidade da graça dada por Bolsonaro a Silveira. Ao menos seis ações de partidos questionam o decreto editado pelo presidente um dia após seu aliado ser sentenciado pela Corte máxima.

No último dia 25, a ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF e relatora dos processos que tratam do tema, deu dez dias para que o governo federal explique o perdão concedido pelo presidente.

Após a manifestação do chefe do Executivo, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República, o caso será discutido diretamente no Plenário do STF. Não há data marcada para o julgamento.

Neste domingo, 1º – dia em que Silveira ignorou decisão do STF que o proibiu de participar de eventos públicos, participando de atos bolsonaristas – o deputado pediu ao STF o arquivamento da ação em que ele foi condenado. A defesa diz que o processo perdeu o objeto com o decreto editado para perdoar a pena do parlamentar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Amambai e Maracaju ficam entre as 4 cidades mais frias do Brasil

Mais eficaz que laqueadora, Implanon deve chegar ao SUS ainda em 2025; ginecologista explica método

‘Imbecilidade’: campo-grandenses reagem à operação da PF contra Bolsonaro

pix

Pix é monitorado pelos Estados Unidos desde 2022

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

stf

Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Proibidas na Capital, leucenas devem ser removidas, mas tarefa não será fácil e levará anos

Entenda como a lei funcionará e quais os próximos passos até a regulamentação

Sem Categoria

Autor de novelas da Globo, Manoel Carlos está sob cuidados médicos; saiba detalhes

Equipe de Manoel Carlos compartilhou um comunicado a respeito do quadro de saúde do autor; saiba como o escritor de novelas da Globo está

Mundo

Rússia ataca Ucrânia com mais de 300 drones, deixando um morto em Odessa

Ministério de Defesa da Rússia informou que derrubou 71 drones ucranianos durante a noite de sábado

MidiaMAIS

‘Chá de traição’, flagra em show e Campo Grande ‘comportada’: infidelidade marcou a semana

Flagra de infidelidade em show e "chá de traição" movimentaram as redes sociais, enquanto Campo Grande saiu de ranking de cidades infiéis