Pular para o conteúdo
Brasil

Gilmar Mendes determina que Carla Zambelli seja ouvida imediatamente pela PGR

Ela sacou arma e teria perseguido homem em São Paulo, na véspera do 2º turno
Agência Estado -
Carla Zambelli
Carla Zambelli persegue jornalista negro armada, em véspera de eleição. (Reprodução, Redes Sociais)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) seja ouvida imediatamente pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao Ministério Público investigar a parlamentar após ela ter sacado uma arma e perseguido um homem em , na véspera do da eleição presidencial.

O depoimento foi solicitado pela própria PGR. Gilmar entendeu que os possíveis crimes vinculados à conduta da parlamentar precisam ser investigados sob supervisão do Supremo. Como deputada federal, Zambelli tem foro privilegiado no STF.

No despacho que determina a oitiva, Gilmar defendeu uma investigação do caso com um “ritmo adequado” em virtude da relevância do episódio. Em tese, o ministro citou possíveis crimes de porte ilegal e disparo de arma de fogo e “infrações penais contra a liberdade pessoal, a honra ou a vida dos envolvidos”. A parlamentar diz ter sido agredida e agido em legítima defesa.

Na quinta-feira (3), a assessoria da deputada reeleita divulgou uma nota informando que Carla Zambelli estava nos Ela teve as contas nas suspensas após incentivar a paralisação de caminhoneiros e o bloqueio de rodovias em protesto à vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.

“Destaque-se que há informações divulgadas pelos meios de comunicação que indicam que a parlamentar federal se encontra atualmente nos Estados Unidos, circunstância que certamente não é ignorada por parte da Procuradoria-Geral da República”, afirmou o ministro na decisão.

Mendes afirmou que a deputada e a PGR precisarão providenciar os meios processuais e o formato do depoimento com “soluções tecnológicas”, “sob pena de revelia e de prosseguimento das apurações independentemente dos esclarecimentos a serem prestados pela parlamentar”. Procurada por meio de sua assessoria, Zambelli ainda não comentou a decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inpasa aciona justiça contra Sidrolândia após dívida de ISSQN superar R$ 25 milhões

Nova lei permite criação de zonas urbanas voltadas a programas habitacionais em Campo Grande

Sindicato apresenta ‘raio-x’ do mercado imobiliário de Campo Grande

Cinco vereadores faltam em sessão de votação ao veto do PL ‘ar no busão’

Projeto promove oficinas de cerâmica tradicional Terena para resgatar saber ancestral em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Sobe para 16 o número de mortos no descarrilamento do Elevador da Glória

Últimas Notícias

Polícia

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Crime ocorreu em uma conveniência no último fim de semana e dupla foi presa nessa quarta-feira (3)

Política

Projeto que obriga cartórios a ratificarem propriedades em faixa de fronteira é aprovado

Proposta de Rodolfo Nogueira foi aprovado na Comissão de Agricultura

Brasil

Lula assina medida provisória que institui o programa Gás do Povo

Programa busca atender um potencial de 15,5 milhões de famílias ou 50 milhões de pessoas no Brasil

Política

Deputados solicitam análise para mudar regimento interno da Alems

Parlamentares do PL fizeram solicitação para atualização do regimento da Casa de Leis