Pular para o conteúdo
Brasil

Covid-19: Saúde envia à Anvisa nota defendendo liberação de autoteste

Ministério diz que uso permitiria ampliar o número de testes
Arquivo -
Ômicron
Ômicron

O Ministério da Saúde enviou nesta quinta-feira (13) uma nota técnica à Agência Nacional de Vigilância Sanitária () defendendo a aprovação da liberação da oferta comercial de testes de covid-19 que possam ser aplicados autonomamente pelas próprias pessoas, ou os “autotestes”.

No documento, o ministério argumenta que o uso dos autotestes seria uma estratégia complementar ao plano de testagem adotado durante a pandemia. Essa medida permitiria a ampliação do número de testes.

A oferta de mais exames permitiria mais agilidade na identificação de casos de infecção pelo coronavírus e a adoção das providências recomendadas pela pasta, especialmente o isolamento para combater a circulação do vírus.

A majoração dos testes também é importante, conforme o órgão, para evitar sobrecargas no sistema de saúde, que “já estão muito além de sua capacidade de atendimento”.

Na nota, o ministério defende que sejam adotados requisitos para a comercialização dos autotestes em farmácia e estabelecimentos de saúde. Um deles é respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde, como o mínimo de 80% para a sensibilidade e de 97% para a especificidade.

“Além disso, o solicitante de registro do teste deve fornecer canal de comunicação telefônico, sem custo, disponível 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, de suporte ao usuário com acesso direto a pessoal capacitado para atender, orientar e encaminhar as demandas do interessado sobre o uso do produto, interpretação dos resultados e como proceder após sua obtenção”, propõe a pasta no documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados mortos após mais de um mês

Agepen abre processo seletivo para cadastro de professores; confira

Jojo Todynho x PT: primeira audiência na Justiça termina sem acordo; saiba detalhes

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

menina criança estupro

Réu que estuprou sobrinha é condenado a 25 anos de prisão em Naviraí

Últimas Notícias

Transparência

Ampliação do aeródromo Santa Maria em Campo Grande vai custar R$ 45,8 milhões

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, será feita a  restauração e ampliação de PPD, pátio e taxiway, além da implantação de guarita e receptivo para passageiros

Polícia

‘A dor da saudade’: familiares e amigos falam sobre Maristela, morta em acidente em Campo Grande

Maristela foi parar embaixo de um caminhão na Avenida Cônsul Assaf Trad

MidiaMAIS

Sereia volta ao Bioparque Pantanal após um ano; saiba o dia para levar a criançada

Última aparição pública da "rainha das águas" foi no Dia das Crianças de 2024

Transparência

Agesul lança licitação para obras de pavimentação no município de Antônio João

Licitação será aberta no dia 8 de outubro, às 8h30, horário de MS