Pular para o conteúdo
Brasil

Concurso da USP é cancelado após sobrinhas de funcionária alcançarem 1º e 2º lugar

Com quase 7 mil candidatos e 22 vagas foi cancelado após descobrirem que duas sobrinhas de uma funcionária da instituição ficaram em 1º e 2º lugar no certame
Maria Eduarda Fernandes -
USP
Hospital Universitário da USP (Foto: USP/Divulgação)

Um concurso da de (USP) com quase 7 mil candidatos e 22 vagas foi cancelado após descobrirem que duas sobrinhas de uma funcionária da instituição ficaram em 1º e 2º lugar no certame. A seleção era para técnicos de do Hospital Universitário (HU), onde justamente a funcionária Sueli Barros trabalha.

Segundo a instituição, uma comissão de apuração interna, instalada no fim de junho, constatou falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova, gerando potencial risco de vazamento, embora não haja evidência que isto tenha ocorrido e conflito de interesses decorrente da participação no processo de conferência do gabarito de um funcionário aparentado com dois candidatos do concurso.

Início da suspeita

Pelas redes sociais, os candidatos do concurso descobriram que as primeiras colocadas, além de serem irmãs, são também sobrinhas de Sueli Barros, secretária-executiva de Continuada do Hospital Universitário da USP. Este departamento colabora com a formulação dos exames de concursos públicos, aplicados pela Fuvest.

O que diz a USP

Em nota ao UOL, a Superintendência do HU afirma estar em tratativas com a Fuvest para aplicação de uma nova prova a ser elaborada por equipe externa ao Hospital Universitário, cuja realização será divulgada em data oportuna.

De acordo com a entidade, a comissão sugeriu à Superintendência do HU que a prova para técnico de enfermagem realizada em julho deste ano seja anulada e que uma nova banca elaboradora seja composta por membros externos ao HU, que devem formalizar a ausência de potenciais conflitos de interesses e o entendimento quanto às medidas de segurança e sigilo de dados durante o processo e que a nova prova seja aplicada oportunamente, com acesso apenas aos inscritos no concurso.

Nota

“Não foi possível identificar qualquer evidência de vazamento das questões ou do gabarito da prova; foi constatada falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova, gerando potencial risco de vazamento, embora não haja evidência que isto tenha ocorrido; foi constatado conflito de interesses decorrente da participação no processo de conferência do gabarito de um funcionário aparentado com dois candidatos do concurso.

A Comissão de Apuração fez as seguintes sugestões acatadas pela Superintendência do Hospital Universitário: Que a prova para Técnico de Enfermagem realizada em 12/06/2022 seja anulada; que uma nova banca elaboradora seja com composta por membros externos ao HU, os quais devem formalizar a ausência de potenciais conflitos de interesses e o entendimento quanto às medidas de segurança e sigilo de dados durante o processo; que a nova prova seja aplicada oportunamente, com acesso apenas aos inscritos no Concurso do Edital HU nº 47/2022.

A Superintendência do HU está em tratativas com a FUVEST para aplicação de uma nova prova a ser elaborada por equipe externa ao Hospital Universitário, sob coordenação direta da FUVEST, cuja realização será divulgada em data oportuna.”

*Com informações do site Uol

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

USF Universitário passa a funcionar até as 23h a partir desta segunda-feira

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

‘Não está fazendo fiscalização’: vereadora critica atuação da Agereg e Agetran com o Consórcio Guaicurus

Situação no pronto-socorro ameniza, mas Santa Casa mantém suspensão de atendimentos

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Mais de 100 voluntários se unem para produzir 17 mil bolos de Santo Antônio em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Ação resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão em fábrica

Criminosos envolvidos na fabricação clandestina de cigarros

Famosos

Separada de Belo, Gracyanne Barbosa revela que ainda mora com ex-sogra

Musa fitness ainda revelou que tem vontade de reatar com o cantor de pagode

Trânsito

Quebra-molas deve ser instalado em cruzamento onde ocorreu acidente com morte de motociclista no Los Angeles

Uma segunda manifestação foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (12), uma semana após o acidente

Polícia

Polícia prende terceiro envolvido em tentativa de homicídio após briga em festa no interior de MS

Crime ocorreu em 16 de fevereiro, no bairro Jardim Imperial