Pular para o conteúdo
Brasil

Começa hoje a reaplicação do Enem 2021

Rodada inclui quem teve aplicação prejudicada e privados de liberdade
Arquivo -
Portões fecham às 12h em Mato Grosso do Sul
Portões fecham às 12h em Mato Grosso do Sul

Mais de 340 mil candidatos fazem hoje (9) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A nova rodada é destinada a quem estava inscrito no Enem regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma, e às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). A reaplicação segue no próximo domingo (16).

Nesta edição, participam também da reaplicação os candidatos inscritos no que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano. Pelas regras do exame, eles perderiam o direito a não pagar a taxa, mas por causa da pandemia, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esses candidatos tiveram novo prazo de inscrição no Enem 2021 e a isenção novamente garantida.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (), 54.231 candidatos estão inscritos no Enem PPL, que é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Além deles, são 280.145 os participantes tiveram a taxa de isenção garantida. Mais 6.986 foram prejudicados de alguma forma na aplicação regular e tiveram a participação na reaplicação aprovada pelo Inep. Entre eles estão os estudantes prejudicados por uma operação policial que ocorreu em São Gonçalo, no . O Inep afirma que todos os pedidos desses participantes foram aprovados.

O exame ocorre em 4.618 locais de prova, sendo 1.435 para o Enem PPL, 2.249 para os participantes isentos que se inscreveram após nova oportunidade e 934 para a reaplicação de quem teve o pedido aceito. Com relação à equipe de aplicação, são 54.053 pessoas envolvidas, sendo 10.470 para o Enem PPL, 40.315 para os isentos ausentes do Enem 2020 e 3.268 da reaplicação.

Assim como no Enem regular, os participantes farão em dois domingos seguidos quatro provas objetivas de 180 questões, sendo 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, além da prova de redação.

Máscara obrigatória

Os participantes deverão estar atentos às regras de segurança para evitar a transmissão de covid-19. O uso de máscara facial, cobrindo o nariz e a boca, é obrigatório durante toda a realização das provas.

O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel. O produto será também disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado ainda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Caso esteja com sintomas equivalentes aos da covid-19, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas.

Enem 2021

O Enem regular foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, tanto no formato impresso quanto no digital. Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o país fizeram as provas.

As provas do Enem regular e da reaplicação são comparáveis, uma vez que as questões são retiradas de um banco nacional de itens e também porque o Enem utiliza, na correção, a chamada teoria de resposta ao item. Esses fatores permitem que candidatos que tenham feito exames diferentes possam ser avaliados segundo os mesmos critérios e possam disputar vagas em universidades.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motociclista morre ao derrapar e ônibus passar por cima no Los Angeles em Campo Grande

Viúvo homenageia Paulo Gustavo quatro anos após sua morte: ‘Saudade’

Traficantes disparam contra delegacia de polícia na fronteira com MS

Ressarcimento a segurados pode envolver Tesouro, admite novo presidente do INSS

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

CBF confirma Copa do Brasil Feminina e MS terá Operário como representante

Cardeais participam da missa do Pro Eligendo Romano Pontifice na Basílica de São Pedro, antes de entrarem no conclave para decidir quem será o próximo papa em 2013

Conclave mais longo durou quase 3 anos: veja como será cronograma agora

Últimas Notícias

Transparência

‘Farra do INSS’: suplente de vereador em Campo Grande comprou imóveis por R$ 600 mil

Candidata do MDB é investigada por se beneficiar de suposto esquema de descontos ilegais de aposentados e pensionistas

Cotidiano

Motociclista morre, enquanto prefeitura lança campanha do Maio Amarelo

Campanha de 2025, conscientiza condutores sobre importância de desacelerar no trânsito

Opinião

O poder das palavras e pensamentos

Wilson Aquino*

MidiaMAIS

‘Foi uma surpresa pra mim’, diz fã que teve momento especial com Luísa Sonza no Parque das Nações

Apresentação abriu com louvor o cronograma de shows nacionais abertos ao público do Festival "MS ao Vivo" este ano