Pular para o conteúdo
Brasil

Carnaval no Rio: Homenagens às culturas negra e indígena marcarão 2º dia

A segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro vai concentrar homenagens às religiões africanas, à cultura e a uma personalidade negra, além de retratar uma lenda indígena. Os desfiles começam às 22h deste sábado, 23, e devem se estender até por volta das 5h do domingo, 24. A Paraíso do … Continued
Agência Estado -
Desfile da Portela em 2020 (Foto: Riotur)

A segunda noite de desfiles das escolas de samba do vai concentrar homenagens às religiões africanas, à cultura e a uma personalidade negra, além de retratar uma lenda indígena. Os desfiles começam às 22h deste sábado, 23, e devem se estender até por volta das 5h do domingo, 24.

A Paraíso do Tuiuti, que em 2018 foi vice-campeã com um enredo sobre a escravidão, vai exaltar os negros. Falará de personalidades como o ex-presidente dos Barack , o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela ( 1918-2013) e a cientista espacial norte-americana Katherine Johnson (1918-2020), uma das responsáveis pelo sucesso da corrida espacial dos Estados Unidos.

Cada personalidade será ligada a um orixá, segundo o carnavalesco Paulo Barros, que conquistou quatro títulos nos últimos 11 desfiles. O motorista Rinaldo Gaudêncio Américo, que faz sucesso como sósia de Obama há mais de dez anos, vai personificar o ex-presidente norte-americano na avenida.

A segunda escola a desfilar na noite de sábado será a Portela, com o enredo “Baobá”. Essa árvore típica da África (e existente também na Austrália) é considerada sagrada por religiões de matriz africana. É cultuada como símbolo de sobrevivência, sabedoria, ancestralidade e resistência. Trazida ao Brasil por africanos, foi usada por exemplo no paisagismo do Campo de Santana, no centro do Rio. Ali, alguns exemplares plantados em 1873 seguem firmes, prestes a completar 150 anos. No enredo, o casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage associou a árvore à história da Portela, maior vencedora dos desfiles do do Rio, com 22 títulos.

A Mocidade Independente de Padre Miguel também vai apresentar um enredo religioso. “Batuque ao Caçador” discorre sobre Oxóssi, divindade das religiões afro-brasileiras que simboliza o caçador, a fartura e o sustento. Esse orixá também é padroeiro da escola (a primeira quadra da Mocidade foi construída no terreno em que funcionava o terreiro de Tia Chica, consagrado a Oxóssi). Também foi inspirador do toque da bateria da escola – por iniciativa do Mestre (de bateria) André, o toque de suas caixas é baseado no aguerê (toque consagrado ao orixá) de Oxóssi Por isso, o enredo é também uma homenagem a todos os ritmistas da escola. A rainha de bateria, Giovana , raspou o cabelo para o desfile, em homenagem ao enredo.

A Unidos da Tijuca vai discorrer sobre a lenda indígena do surgimento do guaraná. A história diz que um casal de índios sem filhos pediu ao deus Tupã que ele os tornasse pais. O pedido foi atendido e nasceu um bebê bonito e saudável. Invejoso de suas qualidades, Jurupari, o deus da escuridão, resolveu matar o pequeno índio. Um dia, enquanto o menino colhia frutos na floresta, Jurupari se transformou em serpente. Tupã mandou trovões alertando os pais sobre o perigo que o menino corria, mas não houve tempo de salvá-lo. Tupã então mandou plantar os olhos da criança para que deles nascesse uma planta. O fruto dessa planta deveria ser distribuído como fonte de energia. No local onde os olhos foram plantados nasceu o guaraná, fruta que tem o aspecto de olhos. A partir da lenda, a escola vai defender a cultura indígena.

A penúltima escola a desfilar no sábado será a Grande Rio, que vai falar de Exu, outra divindade de origem africana. A escola vai mostrar a ligação dessa divindade com o lixo, a partir da ideia de transformação, e abordar o aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias (cidade-sede da Grande Rio). Outro objetivo do enredo é desmistificar Exu, identificado pela cultura ocidental como representante do mal, e combater a intolerância religiosa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Últimas Notícias

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idoso é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro